Hashtags são uma parte crucial do marketing e da sua estratégia de vendas sociais (aka social selling). É uma maneira de rotular e encontrar conteúdos relacionados nas redes sociais. Isso torna seu conteúdo rastreável e permite que você encontre conteúdos relevante de outras pessoas e empresas. Todas as hashtags começam com um sinal #, seguido por uma palavra-chave ou frase. As hashtags viram links dentro das redes sociais e no LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, não poderia ser diferente.

O que são as hashtags no LinkedIn?

Hashtags no LinkedIn ajudam você a descobrir tópicos e assuntos mais relevantes para você e lhe dão a oportunidade de interagir com elas.

As hashtags no LinkedIn são textos que podem ser inseridos nas publicações de perfis individuais ou de páginas de empresas, além de outras áreas dentro do LinkedIn.

Para quem publica conteúdo no LinkedIn é importante pois permite que o algoritmo entenda melhor a relevância e contexto do seu conteúdo e o recomende para pessoas que já o seguem (no LinkedIn é possível seguir hashtags por assunto) ou para novas pessoas que frequentemente interagem com conteúdo similar. Para quem consome conteúdo é a melhor maneira de obter mais conteúdos relacionados aos temas que você tem interesse em interagir.

Alguns exemplos de hashtags incluem: #Vendas, #LinkedIn e #Produtividade

Dominar as hashtags irá habilitar você também a ser encontrado pelo time editorial do LinkedIn que pode marcar e impulsionar a sua publicação. Como aconteceu com a minha mentorada Maria Emília Leme que utilizou a hashtag #entrevista

Como usar as hashtags no LinkedIn

O primeiro passo é criar a sua própria hashtag e/ou encontrar as mais relevantes para utilizar.

Criando as suas próprias hashtags

Você pode usar seu nome, o da sua empresa ou negócio para transformá-lo em uma hashtag. Por exemplo: #FelipeMatheus ou #VendasComDigital

Use letras maiúsculas e minúsculas para personalizar suas hashtags. Para o LinkedIn, não importa, todas as hashtags podem ser encontradas da mesma maneira.

Exemplo: #Felipe = #felipe = #fElIpe ou qualquer outra variação são iguais.

Então ao invés de #felipematheus, eu posso usar #FelipeMatheus, que comunica melhor que o meu nome que é Felipe e o segundo nome Matheus. Para muitas pessoas isto pode ser definitivo para demonstra o nome.

Quando as pessoas quiserem saber mais sobre você ou sua marca, bastará clicar no nome da hashtag para encontrar mais conteúdo relacionado.

Lembre-se de que você não é o dono da hashtag e que outros usuários do LinkedIn podem usar a mesma hashtag em suas próprias postagens.

Encontrando as melhores hashtags

Use a ferramenta de pesquisa do LinkedIn para listar as hashtags mais relevantes e seguidas. Para utilizar basta clicar dentro da caixa de pesquisa do LinkedIn no topo da tela, digite # e começar a digitar a palavra relacionada à sua linha editorial de conteúdo para receber os resultados.

As hashtags mais populares aparecem como sugeridas ainda nesta caixa de pesquisa.

Então basta clicar em cada uma das hashtags para aprender mais sobre ela e ver quantos seguidores cada uma possui.

Siga as hashtags a qual você também deseja receber conteúdos em seu feed, assim você também pode acompanhar as publicações relacionadas a outros usuários e assuntos.

Foque em hashtags populares

Para potencializar o seu alcance orgânico utilize hashtags com um número significativo de seguidores. Pelo menos hashtags com algumas centenas de seguidores e idealmente milhares deles. A razão para isso é que mesmo que uma hashtag tenha 100 seguidores, não significa que estas 100 pessoas que seguem essa hashtag estejam on-line naquele momento. E mesmo que estejam, o LinkedIn também pode mostrar outros conteúdos e não somente o conteúdo da sua hashtag. Para garantir utilize hashtags com no mínimo milhares de seguidores.

Inspire-se em hashtags utilizadas em posts que bombaram

Pesquise por conteúdos que repercutiram bem usando o campo de pesquisa do próprio LinkedIn e acesse as publicações que tiveram maior engajamento e verifique quais hashtags foram utilizadas. Clique em cada uma das hashtags para entender quantos seguidores cada uma possui e as utilize estrategicamente.

Gerencie as hashtags que você já segue

Para gerenciar as hashtags que você já segue basta abrir o seu LinkedIn e procurar no canto esquerdo da tela por Hashtags ou clicar no link: https://www.linkedin.com/feed/following/?filterType=channel&focused=true

Inserindo as hashtags em sua publicação

Depois de saber quais hashtags utilizar, comece uma publicação no LinkedIn, você tem duas opções para utilizá-las.

Você pode usar a #hashtag dentro do corpo dos posts de uma forma natural assim como eu acabei de fazer com a palavra hashtag

Ou você pode usar as hashtags em sequência no final do post, assim como a linha abaixo:

#hashtags #emsequencia #aquinofinal

Ao clicar em Publicar você pode ver que imediatamente elas foram indexadas.

5 erros comuns que você deve evitar ao usar hashtags no LinkedIn

1. Evite espaços e caracteres especiais

É importante saber que você não pode usar espaços vazios, barras, vírgulas, símbolos especiais e outros sinais de pontuação nas hashtags do LinkedIn.

Exemplo: #VendascomLinkedIn funciona.

Mas #Vendas com LinkedIn, # Vendas.com.LinkedIn ou # Vendas-com-LinkedIn não.

Nesse caso, apenas #Vendas se torna uma hashtag, enquanto tudo o que vem depois é tratado apenas como uma palavra normal.

2. Não use Hashtags em todas as palavras

#Porque #Não #Posso #Usar #em #Tudo? Porque é muito difícil de ler. Concentre-se na clareza e legibilidade do seu conteúdo primeiro e por último nas hashtags.

Se ninguém puder çer suas postagens no LinkedIn, você não gerará engajamento suficiente para que as hashtags funcionem.

3. Não repita hashtags

Vamos supor que a minha hashtag seja #LinkedIn. Usar a hashtag uma única vez é suficiente para torná-la visível no LinkedIn.

Repetir a hashtag não altera o resultado e ainda trás o efeito negativo anterior: a legibilidade.

4. Não utilize muitas hashtags

O LinkedIn indexa o seu conteúdo em cada hashtag utilizada e o recomenda para usuários propensos a se interessar, no entanto, existe um limite percebido entre as publicações que mais desempenharam no LinkedIn que criou uma boa prática de usar de 1 a 5 hashtags por postagem.

Qualquer coisa a mais que isto tem impacto negativo no alcance orgânico de sua postagem.

5. Não use hashtags sem contexto

Você pode se empolgar e encontrar hashtags como populares como a do #LinkedIn com 1.071.504 de seguidores e achar que marcá-la em todas as suas publicações te dará relevância.

Não mesmo.

Você estará causando o seu próprio fracasso. O LinkedIn foca em relevância acima de tudo. Se você usa hashtags erradas e o LinkedIn exibe o seu post para quem tem interesse nas hashtags que você usou, o seu conteúdo chegará para as pessoas erradas. E se elas não se envolverem com o conteúdo o LinkedIn não irá mostrar novamente para quem segue aquela hashtag. Com isto o seu post deixa de aparecer e você perde o seu tempo criando o conteúdo para as pessoas erradas.

Agora é a sua vez

-Crie uma hashtag própria para você, para sua marca ou empresa.

-Gere uma lista de ideias de hashtags relacionadas ao seu conteúdo, pesquise hashtags populares ou encontre em posts em que o seu público interagiu

-Liste o número de seguidores que cada hashtag possui e selecione aquelas com mais seguidores e que sejam relevantes para você inserir em seu conteúdo.

-Planeje os seus conteúdos utilizando estas hashtags e mensure o desempenho em cada publicação.

Usar Hashtags é o primeiro passo no processo de construção da sua reputação e marca pessoal através de conteúdos no LinkedIn, existem ainda mais coisas que você também pode fazer para gerar leads, clientes e vendas.

Para continuar acompanhando conteúdos como este e como vender utilizando o LinkedIn clique em Seguir.

Até a próxima!

-Felipe Matheus

Publicado originalmente no LinkedIn