Integrar Social Selling ao seu processo de vendas envolve manter atividade e criar a sua reputação. Se você está publicando conteúdo, interagindo e conectando com clientes em potencial, respondendo e interagindo por mensagem, comentários e curtindo o conteúdo compartilhado por eles, você está no jogo. 

Mas se o seu perfil do LinkedIn não estiver voltado para o que os seus clientes potenciais querem ao invés de falar sobre você e suas realizações, você não pode ser considerado um vendedor social sério.

Existem pelo menos 4 campos principais que mais vendem no seu perfil do LinkedIn. 

Vamos lá?

1. Foto.

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A sua foto representa exatamente como você é profissionalmente.

Nós humanos conectamos melhor com outros humanos certo? 

É nossa espécie, nos identificamos e também julgamos por segurança, então a foto do perfil basicamente é onde a gente mais olha quando abre um perfil. 

Por que é ali onde tiramos impressões e começamos a entender o que você representa.

Então imagina que você recortou aquela foto da balada, do casamento da irmã ou da tia e colocou ali, fica muito claro que você não fez a foto para este fim. 

Não é profissional. Foi recortada, não está legível e tem aqueles olhos vermelhos de reflexo além de vários detalhes que não endereçam nada profissional. 

Você percebe quando uma foto é profissional.

Existe uma diferença notável e você agora começa a entender que isso faz diferença porque a foto torna um perfil muito mais visualizado e muito mais profissional

Então tire uma foto preferencialmente com um fotógrafo profissional ou faça uma foto que eu chamo de semi-profissional: fique de frente a uma parede no escritório, em um ambiente bem iluminado, sorria, foque nos ombros e pronto. 

Assim você tem uma foto intermediária até você poder pagar um fotógrafo PARA FAZER UMA BAITA foto. 

As empresas tem uma logomarca, a sua marca pessoal tem uma foto. 

As pessoas até identificam você depois só pelo fato de você ter uma foto legível, nítida, profissional, porque ela não só aparece no seu perfil, ela também aparece mesmo que menor, na seção de comentários onde você interage dentro da plataforma. 

2. Título Profissional.

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O segundo ponto no seu perfil que mais vende é a sua headline, o título profissional, aquela frase que fica logo abaixo do seu nome. 

Essa frase é preenchida automaticamente pelo LinkedIn com o seu cargo e o nome da sua empresa. Mas já existe um lugar para isso que é a Experiência,onde tem o seu cargo e o nome da empresa, quando tempo você trabalha lá etc.

No campo de título profissional você pode usar uma frase para favorecer o seu negócio para vender.

Então coloque no seu título por exemplo quem você ajuda, eles são profissionais? São empresas? E qual o tipo de resultados você ajuda elas alcançarem? E o que você pode contribuir, qual o resultado específico você ajuda, o que você representa no mercado? É relevante destacar? Coloca um pouco disso na sua frase. 

Para destacar o seu perfil os clientes potenciais vão perceber isso de primeira, elas vão ler a sua frase ao entrar no seu perfil e vão entender se você é alguém para ajudar elas naquele momento ou no futuro.

Já serve como um filtro qualificador para os clientes que acessam seu perfil. 

Este é o campo 2, a headline, que se der certo para o cliente ideal o usuário continuará lendo para ver o campo 3 entrando em ação.

3. Sobre / Resumo

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Agora entra entra o seu resumo que é o terceiro ponto mais visto em seu perfil. Um dos pontos mais importantes de um perfil campeão de vendas. Comece a prestar atenção no seu Sobre.

A primeira frase desta seção tem que chamar atenção porque ela é comprimida. 

O usuário precisa clicar em Ver mais para expandir e continuar lendo. 

Então a primeira frase tem que chamar atenção o suficiente para você poder fazer o cliente potencial clicar para ler mais. E quando ele clicar para ler mais, tenha um texto que mostre o que você faz, porque você faz, porque você faz diferente, porque você é diferente do mercado, porquê escolher você, quem você atende e insira uma chamada de ação, uma frase que demonstre o que o cliente potencial tem que fazer depois de ler. Exemplo: Conecte em minha rede. Se você quiser acompanhar x, ligue nesse número caso você queira aprender mais sobre y. 

Comece a utilizar chamadas de ação porque você está em vendas, você precisa ajudar o cliente a ir para o próximo passo do seu processo e esta chamada de ação no seu Sobre vai demonstrar para onde ele tem que ir.

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Um novo recurso para complementar o seu perfil depois de Sobre são os Destaques. Onde você pode destacar publicações, artigos, links e mídia. É uma grande oportunidade destacar os seus melhores conteúdos.

Esse é o terceiro ponto principal de um perfil campeão de vendas.

O último ponto e não menos importante, retorna no início do seu perfil, ainda no topo.

4. A Capa

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A capa que fica logo atrás da sua foto, não menos importante que os outros campos, destaca o seu perfil visualmente e pode complementa a sua mensagem. 

Você pode colocar o logo da empresa, o slogan de marketing, a foto do seu dia a dia trabalhando ou algo relacionado ao seu produto ou serviço para destacar diretamente no seu perfil o que importa e isso complementa tudo que está por vir porque assim que o cliente potencial acessa o perfil ele já enxerga a imagem, afinal nós lemos imagens 60 mil vezes mais rápido que texto.

É assim, ele enxerga a imagem, olha a foto, lê a headline e continua lendo o resumo se ele realmente se interessar pelo conjunto = a impressão que ele teve. 

Lembrem-se você só tem uma primeira chance de causar uma boa primeira impressão. 

Aproveite porque o seu perfil vai demonstrar exatamente quem é você para o seu cliente potencial. A primeira impressão fica e você precisa aproveitar para fazer negócios, para convencer o seu cliente desde o início. Enquanto ele estiver dormindo o seu perfil vai trabalhar a seu favor. 

Felipe, os outros campos são relevantes?

Sim! Mas são complementares. Quem olha o perfil até o final é o RH e se você está no LinkedIn para vender você não quer mostrar para o seu cliente todo o seu histórico, o que você já fez e os prêmios que você ganhou, a grande verdade é que para o seu cliente isto tudo pouco importa. 

O RH o pessoal de RH que está procurando alguém para preencher uma vaga. Ele sim vai olhar muitas informações até o final da barra de rolagem vai querer ter detalhes do resumo da empresa anterior, certo? 

O que o cliente quer sempre saber inicialmente é: O que você tem pra mim.

E aí você pode escolher, ou você está procurando emprego ou você está procurando vender mais.

Agora é a sua vez. 

Estas foram dicas para você ter um perfil campeão de vendas.

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Artigo publicado originalmente no LinkedIn