Partimos da definição sobre marketing e vendas Inbound e de técnicas Outbound:
Outbound significa todas as técnicas de interrupção para encontrar novos clientes através de formas tradicionais: anúncios, TV, rádio, cold calling, telemarketing, etc.
Inbound pode ser definida como as técnicas permissivas que se destinam a ser encontrado por potenciais clientes através de conteúdo para ajudá-los com informações na fase de pesquisa, consideração e decisão da jornada de compra.
Em geral, estamos acostumados a pensar que tudo relacionado a redes sociais está associado a técnicas de Inbound.
E a metodologia social selling é sobre utilizar as redes sociais para aumentar o pipeline de vendas de cada vendedor e o conjunto de técnicas utilizadas podem ter uma saída Inbound ou Outbound.
Quando Social Selling é Outbound:
- Usando as redes sociais para procurar o nome de um contato;
- Gerando listas de perfis de todos os clientes potenciais;
- Analisando publicações das empresas dos clientes potenciais antes de ligar;
- Analisando perfis para procurar habilidades e experiências;
- Verificando atividades para entender características e necessidades.
Quando Social Selling é Inbound:
- Na construção de marca pessoal;
- Quando um prospect o encontra;
- Compartilhando materiais e informações;
- Criando relacionamentos a partir de conteúdos;
- Mantendo-se atualizado sobre suas conexões;
- Compreendendo a linguagem e os interesses de clientes potenciais.
Então se Social Selling é Inbound ou Outbound, depende.
A escolha de qual método usar depende de muitos fatores, que devem ser analisadas em cada caso: muitas vezes a solução mais eficaz é uma combinação entre as duas.