Mais um ano se passando e com 2016 chegando é preciso considerar o que este novo ano irá trazer e como irá afetar seu negócio e suas metas de vendas.
Para ajudar seu planejamento para 2016 reuni 6 delas.
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Estratégia de conteúdo passará a ser essencial no processo de vendas
O novo consumidor com toda informação a seu alcance mudou o ciclo de vendas. 57% dos compradores B2B completam o ciclo de compra antes de contatar um representante de vendas, isto significa que empresas que fornecerem mais informações relevantes tendem a incentivar clientes a caminhar para um novo estágio de vendas favorável ao seu negócio.
O Marketing evoluiu muito no ambiente digital e parece que Vendas parou no tempo com as abordagens de ligações e e-mails frios, métodos que já não funcionam como deveriam, se desgastaram.
A informação sobre a sua empresa e produto chegam muito antes aos prospects, e o que resta aos profissionais de vendas? Ajudar. Mudar o vender para ajudar e a base disto será criando relacionamentos.
Venda Social se estabelece
Se estabelece no Brasil a Social Selling: a Venda Social, o novo paradigma em Vendas que muda o jogo. Como uma forma de usar as redes sociais como ferramenta de vendas, este método abre caminho para um novo modo de se fazer negócios, networking e se posicionar como líder no seu mercado. É muito mais sobre ser Social que Vender. É ajudar pessoas a se tornarem seus clientes usando redes sociais, como as principais Facebook, Twitter e LinkedIn.
LinkedIn cresce ainda mais
Seguindo a taxa de crescimento no Brasil, a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn, sendo a plataforma preferida em Social Selling para o segmento B2B deve terminar o ano de 2016 com 30 milhões de usuários no país, com o comportamento do usuário que passa a ser mais ativo na rede, muitas oportunidades já estão acontecendo e tende aumentar junto ao crescimento da rede e a cultura das vendas sociais.
Surge o Representante de Desenvolvimento de Vendas
Empresas que já aproveitam as estratégias de Inbound Marketing para gerar leads já não deixam de ter oportunidades para explorar, no entanto mesmo com as ferramentas de automação e geração de leads em um ritmo cada vez mais avançado a maioria dos leads não cumprem os critérios do departamento de Vendas. Então surge o Representante de Desenvolvimento de Vendas (RDV). Já comum em muitas empresas de software, este profissional tem o papel de qualificar leads por telefone e e-mail como também suportar táticas de Social Selling.
Marketing encontra Vendas
No caminho das vendas sociais o departamento Vendas passa a interagir mais com o departamento responsável pelas estratégias de Marketing de Conteúdo.
O método da Social Selling se encaixa muito bem com o método de Inbound Marketing. No processo Inbound se busca se tornar uma fonte confiável de informação; respondendo perguntas, fornecendo insights e naturalmente educando seus clientes sobre seu segmento. Contudo, os representantes de vendas, apesar de estarem muito mais próximos dos clientes não têm necessariamente as habilidades para gerar este tipo de conteúdo. É por isso que a equipe de marketing e de vendas precisam trabalhar juntas: para assegurar que o conteúdo produzido seja adequado para o público-alvo, supra suas necessidades e alcance suas expectativas.
Um ano ainda em “crise”
Um ano onde “crise” continua mainstream, será ainda marcado por trade off nas ofertas, o que continua favorecendo os mercados de “lenços” e que forçam as empresas abrirem mão de recursos por outros. Produtos ou serviços como soluções para otimizar a performance daquilo que já está em operação nas empresas trazendo redução de custos ou aumento de lucratividade com baixo risco terão crescimento igual ou superior garantido. É tempo de se reinventar.
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