Eu sei. Todos nós queremos fazer mais em menos tempo. E é muito útil automatizar certas tarefas (eu uso bastante Zapier e Buffer).

Mas… certas coisas em minha opinião não podem ser automatizadas: e uma das destas coisas é CONSTRUIR RELACIONAMENTOS.

Automatizar sempre acaba caindo em um jogo de números e vai contra o propósito de social selling, além de ser rejeitado pelas próprias plataformas de rede social. É muito mais fácil escalar resultados via conteúdo. Um multiplicador de força que não é só ético, mas ainda mais eficaz do que armar um robô para fazer o trabalho por você.

Existem algumas coisas que eu não concordo e todas elas têm a ver com automatizar:

– Eu não acho uma boa ideia usar uma ferramenta para conectar e enviar mensagens em massa no LinkedIn. E acredite em 2013 foi como eu conheci o LinkedIn, não tem nada de novo esta prática 😉

– Eu não acho que é inteligente exportar os e-mails dos usuários da sua rede pra enviar e-mails. Eu ensino meus clientes a respeitarem certos limites e apenas enviar e-mails se estes clientes concordarem em receber.

Inclusive no Canadá e na UE, essa prática é ilegal e pode resultar em multas de US$ 25 mil.

Visibilidade, reputação e relacionamentos são a chave para conquistar negócios. 

Quando você joga o jogo dos números, é provável que você ignore muito mais pessoas do que atraia. Automação é um jogo de números, nem todas as pessoas  ficarão aborrecidas e muito poucas irão reclamar da sua abordagem, mas uma porcentagem considerável delas se cansarão de ser “incomodadas” – não importa o quão seja educadamente feito.

Usar ferramentas de automação é altamente arriscado e as chances de obter sua conta suspensa estão aumentando cada vez mais. O LinkedIn está muito interessado em parar o uso de ferramentas de automação, não apenas ferramentas de captação de dados.

Conclusão

O LinkedIn tornou-se um recurso comercial incrível, mas os robôs (bots de automação) irão arruiná-lo, pois essas ferramentas serão amplamente usadas por pessoas que fazem uso indevido e isso resultará no desinteresse de clientes pelo uso do LinkedIn, os mesmos clientes que poderíamos fazer negócios estarão longe da rede. Não podemos permitir que o LinkedIn se deteriore dessa maneira.

Eu pessoalmente não recomendaria esta estratégia… Mas é com você.

O que você acha?