Muitas pessoas já receberam a nova atualização da interface do LinkedIn, e em breve você também, é algo que não se pode escolher, basta aguardar ou alterar o idioma do LinkedIn para Inglês e aguardar algumas horas.

antesdepois

Depois de trabalhar 3 meses com a nova interface e o Sales Navigator – este último deixarei para um novo artigo – eu estou pronto para compartilhar algumas das principais mudanças e estratégias.

Pra você que faz negócios o seu perfil no LinkedIn é como um cartão de visitas, aliás, eu diria muito mais, diria que é como a sua carta de vendas ou até mesmo o seu próprio site profissional. O seu perfil é onde você causa a primeira impressão e mantém a sua rede atualizada, é onde elas podem aprender sobre o que você resolve e como elas irão lembrar de você,  isto tudo definido pela sua marca pessoal através do seu perfil e atividade no LinkedIn.

O seu perfil no LinkedIn é onde você pode inserir o resumo da sua experiência profissional, interesses e habilidades para atrair a atenção online – de recrutadores, contatos de networking e clientes potenciais.

Leia também: As Maiores Novidades do LinkedIn Que Vão Mudar o Jogo em Vendas em 2017

Mas a nova interface do LinkedIn trouxe algumas mudanças para o formato do perfil, e isto afetou a forma como ele era organizado para gerar visibilidade e causar uma boa impressão. Além das mudanças notáveis no design (que andaram de acordo com o design do aplicativo para mobile) notamos que:

1. Perfil Campeão já era (opa, este recurso está voltando com outro nome)

perfil-campeao

A métrica de Perfil Campeão foi removida da plataforma. Esta métrica que não era lá tão inteligente, mostrava se o seu perfil estava completo suficiente  para alcançar o último nível (o então chamado campeão), bastasse preencher os campos e voilà. Ainda aparece no aplicativo (e ainda não sei o motivo).

2. Foto

A foto de seu perfil na nova interface do LinkedIn agora é um círculo em vez de um quadrado. Se a sua foto atual parecer um pouco estranha é porque o tamanho ou a posição está errada, tente editar e reposicionar ou substitua por uma foto nova.

3. Título (headline)

Seu título na nova interface do LinkedIn é muito mais destacado porque está centralizado abaixo de sua foto. Portanto, é hora de rever e fazer ajustes.

4. Você não pode mais mover Seções

Na versão antiga era possível reordenar as seções do perfil de forma a priorizar aquilo que você gostaria de apresentar primeiro, poderia ser as competências depois de Resumo ou experiência antes de Recomendações etc… Hoje não. Este recurso foi removido e as seções do perfil passaram a ser estáticas.

5. Seu Resumo agora é reduzido… Até expandir

O resumo foi reduzido e cerca de 230 caracteres são exibidos até que o visitante do seu perfil clique em Visualizar Mais para ler o restante. Agora é essencial chamar atenção nas primeiras frases.

6. Competências

competencias-antes-depois

Assim como em Resumo, as competências foram limitadas a 3. Sinal que você deve priorizar as três principais habilidades em primeiro caso queira destacá-las. Outro detalhe importante é que suas competências se endossadas por alguém que também é reconhecido por ela o destaca.

7. Os Grupos não são mais listados

Os grupos foram removidos dos perfis e agora são exibidos na seção Destaques /Highlights – somente quando houver algum em comum.

Além destas mudanças muitos recursos também mudaram. Alguns irão reclamar das mudanças e outros as aproveitarão. Aqueles que fazem e utilizam a ferramenta corretamente, continuarão a gerar resultados.

Como Construir um Perfil LinkedIn para Gerar Negócios

Escrevi um novo ebook que vai guiar você a atualizar ou criar um perfil para fazer negócios, o ebook cobre as últimas dicas de social selling para construir a sua marca pessoal na nova interface do LinkedIn. Se você quer saber como preencher o seu perfil na nova interface, clique aqui para baixar.