Todos os anos eu faço previsões sobre tendências de tecnologia e redes sociais sobre vendas. E todos os anos, eu lembro principalmente de todas as pessoas que se enganaram em alegar que social selling era apenas algo passageiro, um assunto romântico – mesmo eu já conhecendo o movimento das vendas sociais em todo globo (principalmente EUA, Canadá e UK).

No final deste ano abri um evento online chamado Kick Off de Vendas LinkedIn 2016 onde empacotei tendências, inovações e estratégias de vendas com LinkedIn que fizeram a diferença em 2016 e sem dúvidas vão fazer a diferença em 2017 para quem usa a rede social para gerar negócios.

E para ajudar seu planejamento para 2017 reuni neste artigo as maiores novidades do LinkedIn e tendências que vão mudar a forma que você usa esta rede social para encontrar, conectar com clientes, construir relacionamentos e gerar novos negócios.

Microsoft e LinkedIn iniciam a jornada juntos

Com a conclusão da aquisição da LinkedIn pela Microsoft por $26.2 bi, a gigante de software assume a missão com a LinkedIn em tornar juntos a nuvem profissional líder e principal rede profissional do mundo. Em breve veremos por exemplo as seguintes integrações:

  • A identidade e rede do LinkedIn no Microsoft Outlook e no pacote Office
  • Habilidade de elaborar currículos no Word para atualizar os perfis, descobrir e se candidatar a empregos no LinkedIn
  • Extensão do alcance dos anúncios em domínios da Microsoft
  • LinkedIn Learning disponível no Office 365 e Windows
  • Desenvolvimento de feed de notícias de negócios em todo ecossistema de conteúdo e MSN.com
  • Melhor prática de social selling com a integração do Sales Navigator e do CRM Dynamics 365

Nova Interface LinkedIn

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Aconteceu novamente. E desta vez uma das maiores mudanças na interface do LinkedIn, que agora passa a ser muito similar a interface do aplicativo para smartphone. Entre as principais mudanças:

  • Não existe mais a opção de reorganizar as sessões do seu perfil.
  • Apenas as suas três principais competências ficam visíveis em seu perfil, o restante fica escondido. Você precisa clicar para expandir a lista completa.
  • O recurso “Encontrar ex-alunos” foi removido (assim como foi feito com o atalho do Pulse).
  • Notificações agora ficam centralizadas em uma única página. Ha! Agora fica muito mais fácil rever e responder a todas elas.
  • Não é mais possível customizar URLs externas de sites.

Este é o fim do LinkedIn gratuito?

Não mesmo. Veja o que ainda está disponível na versão grátis do LinkedIn:

  • Você ainda pode ver suas conexões de 1° nível (você apenas não pode mais filtrá-las como antes).
  • Você ainda pode exportar suas conexões e informações de contato.
  • Você ainda recebe notificações de novas conexões.
  • Você ainda pode fazer pesquisas booleanas.
  • O link Pesquisa Avançada foi removido. Agora você precisa rodar uma busca geral, e então clicar nas abas para selecionar Pessoas. A busca por CEP não está mais disponível e muitos filtros premium foram movidos para o Sales Navigator.

Bem vindo ao Sales Navigator

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O Sales Navigator é a ferramenta de vendas do LinkedIn, lançado há 3 anos no mercado norte-americano e anunciado para os usuários brasileiros no B2B Connect 2015 em São Paulo. Desde então a ferramenta evoluiu e agregou recursos valiosos que me fizeram ir de uma relação de ódio ao amor (exatamente nesta ordem) e hoje torna o LinkedIn a ferramenta perfeita de social selling B2B. Sabe porque a ferramenta se torna tão relevante em 2017? Veja:

  • Um dos meus recursos favoritos foi movido para o Sales Navigator. O recurso que habilita fazer uma pesquisa por palavras-chave dentro da rede de uma conexão.
  • A Pesquisa Avançada de Pessoas agora está dentro do Sales Navigator (com o nome Lead Builder – na imagem acima) e todos os filtros avançados de pesquisa premium.
  • O recurso Salvar Pesquisas com atualizações automáticas semanais e mensais foi movido para o Sales Navigator, que também habilita atualização diária.
  • Notas e Tags de cada conexão foram movidas para o Sales Navigator.

Conteúdo continua essencial no processo de vendas

Social Selling é muito similar ao Inbound Marketing: a ideia de melhorar a eficiência na jornada de compra dos clientes estabelecendo relacionamentos através de insights e conteúdos de valor.

No momento em que cases de sucesso começam a surgir, as empresas sentem-se confiantes em implantar programas de treinamento de social selling para tornar seus representantes de vendas habilitados aproveitar as redes sociais.

Leia o case de sucesso: R$112.000 em Novas Oportunidades em 5 Meses – Custou R$352,56

Em 2017 novos líderes e especialistas Social Selling irão surgir como parte do movimento desta fase de mudanças em vendas.

Conclusão

O LinkedIn se concentra em maximizar o retorno para os acionistas e não há dúvida de que a empresa vai continuar a evoluir e colocar mais recursos premium em planos pagos. Alguns irão reclamar das mudanças e outros as abraçarão. Aqueles que fazem e utilizam a ferramenta corretamente, continuarão a gerar resultados.