Gostaria de adicioná-lo à minha rede profissional no LinkedIn

24 jan 2017

Recebo diariamente convites no LinkedIn com o texto padrão:

“Gostaria de adicioná-lo à minha rede profissional no LinkedIn.”

Quando eu conheço a pessoa tudo bem, aceito e continuo a conversa. O problema é quando se trata de um desconhecido, muitos ainda tem dúvida sobre como tratar estes convites, é o seu caso? Existe (é claro) a possibilidade de ignorar a solicitação, mas quando saber se ao rejeitar um pedido de conexão uma grande oportunidade está sendo perdida? Quem sabe esta pessoa não poderá ser o seu próximo cliente, futuro parceiro de negócios ou apresentar você a um contato potencial?

Na dúvida, visite o perfil

Encontre pontos em comum, de conexões a grupos. A nova interface do LinkedIn ajuda a destacar estes pontos no perfil da própria conexão:

highlights

Algumas vezes as pessoas simplesmente esquecem de personalizar o convite de conexão porque enviaram via aplicativo, que automaticamente impede de personalizar. Isto pode ser facilmente contornado selecionando os “três pontos” no canto superior direito na tela do seu smartphone e depois em Personalizar convite:

in-personalizar-convite-linkedin

Já outras realmente não se preocuparam com isto pois esqueceram ou ainda não conhecem as Regras de Etiqueta no LinkedIn.

networking-conference-curitibaFoto: Raphael Bernadelli – Networking Conference Curitiba

Agora vamos pensar sobre networking tradicional. Evento, pessoas, coffee break, cartões de visita… Uma pessoa vai e troca cartão com todos (o que normalmente é difícil em grandes eventos). Em troca, ela recebe também vários outros. Isto é comum, você não deixa de falar com ninguém e gera contatos que podem ser úteis no futuro, daí eu pergunto,  então por que seria diferente na internet?

De qualquer forma, não é porque é mais fácil se conectar online que você também irá conectar a torto e direita sem dedicar tempo mínimo para:

  • Apresentar-se e, se necessário, indicar a última vez que nos encontramos
  • Esclarecer por que quer conectar

Estes são no mínimo os dois pontos que deveriam seguir em um pedido de conexão.

Eu poderia acrescentar mais, mas acho que os comentários serão interessantes, comente, qual seu critério para aceitar um pedido de conexão?

 

EBOOK GRATUITO PARA DOWNLOAD

Como Construir um Perfil LinkedIn para Gerar Negócios


EBOOK GRATUITO PARA DOWNLOAD

Como Construir um Perfil LinkedIn para Gerar Negócios

Pin It on Pinterest