Use o LinkedIn para encontrar novos Prospects e Clientes sem Gastar R$1,00!

Toda venda inicia em uma conversa, e o LinkedIn habilita você a procurar, conectar e conversar com diversos profissionais, entre eles tomadores de decisões e donos de negócios em diversos mercados e segmentos.

Onde mais você poderia ter acesso a mais de 533 milhões de profissionais? E tudo bem se você trabalha somente com clientes no Brasil, já somos mais de 33 milhões de membros formando a rede. Se você atender 1% desta rede, mesmo que você não ganhe todas as negociações, faça as contas, eu tenho certeza que vai além de suas expectativas e metas para este ano.

Quer aprender a encontrar novos prospects no LinkedIn? Então continue lendo este artigo.

Usando a Pesquisa Avançada

Utilize este recurso para encontrar prospects – aqueles clientes que tem potencial de compra para seu  produto/serviço.

Para acionar o modo de busca clique no campo de pesquisa e depois na “lupa”.

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Em seguida clique em Pessoas.

Clique em Todos os Filtros para mais detalhes:

Com o novo formato do LinkedIn a conta Basic (gratuita) permite você procurar e conectar com prospects usando Grau de Relacionamento (1°, 2° e 3º grau), Nome, Sobrenome, Cargo, Empresa , Instituições de Ensino, Localidade, Empresa Atual/Anterior, Setor/Indústria de atuação, Idiomas e Interesse em organizações sem fins lucrativos. Outros filtros somente são encontrados na versão Premium Sales Navigator.

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Uma vez que você define os parâmetros de pesquisa você pode clicar em Aplicar.

O 1° nível de conexões representa pessoas que você já está conectado no LinkedIn. Priorize apenas as conexões de 2° grau. Deste modo você gera uma lista de clientes potenciais que o seu 1º grau normalmente conhece e pode te apresentar.

Use a pesquisa booleana para elevar o nível de pesquisa e gerar resultados mais específicos. Se você ainda não é familiarizado, a lógica booleana se trata do uso de “AND“, “OR” e “NOT“.

Por exemplo, você pode digitar “diretor executivo” OR “diretor comercial” no campo Cargo  e o LinkedIn irá gerar uma lista de profissionais com o primeiro termo OU o segundo.

Outro exemplo, se você quer encontrar diretores que também são diretores comerciais em São Paulo, você pode digitar combinar: diretor” AND “diretor comercial” – este é só um exemplo, é claro.

Outra dica: Use aspas duplas (“”) nas palavras-chave e frases que estiver procurando. Desta maneira você procura o termo exatamente como foi digitado sem margem de erros.

Uma vez que você obtém os resultados que batem com o critério do seu público-alvo, você pode salvar esta página em seus favoritos do navegador.

Deste modo você acessa a lista de novas conexões e prospects sem ter que repetir a  pesquisa. Simples assim, você tem apenas que pesquisar uma vez e acessar o link sempre que precisar checar.

E claro, depois de obter a lista de clientes potenciais, é hora de conectar! Dependendo do conhecimento sobre esta conexão talvez seja necessário solicitar uma apresentação a uma conexão em comum.

Solicitando Apresentação

Você pode enviar uma mensagem a uma conexão de 1° grau apresentar você, basta que exista esta conexão em comum. Esta informação é destacada na seção Destaques/Highlights no perfil da conexão de 2° grau.

Destaques-highlights

Então basta clicar em uma das conexões em comum e enviar uma mensagem solicitando indicação.

Personalize o Pedido de Conexão

Sempre que conectar, personalize e demonstre que você se importa e tem algo em comum. Escreva por exemplo como o encontrou e porque deveria conectar. Com um motivo e abordagem pessoal as chances de conectar com seu cliente potencial aumentam.

Estabelecido conexão, engaje e construa relacionamentos participando das conversas, obtenha insights e descubra onde eles podem precisar de sua ajuda com o que você oferece. Demonstre sua expertise e crie valor ANTES de oferecer e vender qualquer coisa.

Agora é sua vez

Se você não perdeu nada e seguiu o artigo acima agora você sabe como prospectar clientes potenciais em sua rede no LinkedIn, refinando as pesquisas para obter uma lista de clientes potenciais e salvando para ter acesso sempre que precisar.

Lembre-se, em networking:

A Sua Rede Define a Sua Receita

Felipe Matheus

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