Como Prospectar Clientes no LinkedIn sem Gastar R$1,00

16 mar 2017

Use o LinkedIn para encontrar novos Prospects e Clientes sem Gastar R$1,00!

Toda venda inicia em uma conversa, e o LinkedIn habilita você a procurar, conectar e conversar com diversos profissionais, entre eles tomadores de decisões e donos de negócios em diversos mercados e segmentos.

Onde mais você poderia ter acesso a mais de 500 milhões de profissionais gratuitamente? E tudo bem se você trabalha somente com clientes no Brasil, já somos mais de 27 milhões de membros formando a rede. Se você vender seu produto/serviço para 1%, mesmo que você não ganhe todas, faça as contas, eu tenho certeza que vai além de suas expectativas e metas para este ano.

Quer aprender a encontrar novos prospects no LinkedIn? Então continue lendo este artigo.

Usando a Pesquisa Avançada / Advanced Search

Utilize este recurso para encontrar prospects – aqueles clientes que tem potencial de compra para seu  produto/serviço.

Para acionar o modo de busca clique no campo de pesquisa e depois na “lupa”.

busca-avancada-topo

Em seguida clique em Pessoas.

busca-avancada-pessoas

Com o novo formato do LinkedIn a conta Basic (gratuita) permite você procurar por prospects usando Grau de Relacionamento (1° e 2° grau), Palavras-chave (Nome, sobrenome, cargo), Localidade, Empresa, Setor/Indústria, Idiomas, Interesses e Instituições de Ensino. Mais filtros são encontrados no Sales Navigator.

Leia também: Sales Navigator Vale a Pena? Somente Se…

Uma vez que você define os parâmetros de pesquisa você pode clicar em Pesquisar / Search.

filtros-pesquisa-avancada

 

O 1° nível de conexões representa pessoas que você já está conectado no LinkedIn. Marque apenas as conexões de 2° grau. Deste modo você gera uma lista de clientes potenciais que o seu 1º grau normalmente conhece e pode te apresentar e influenciar.

Use a pesquisa booleana para elevar o nível de pesquisa e gerar resultados mais específicos. Se você ainda não é familiarizado, a lógica booleana se trata do uso de “AND“, “OR” e “NOT“.

Por exemplo, você pode digitar “diretor executivo” OR “diretor comercial” na caixa de pesquisa  e o LinkedIn irá gerar uma lista de profissionais com o primeiro critério OU o segundo.

Outro exemplo, se você quer encontrar diretores que também são diretores comerciais em São Paulo, você pode digitar diretor” AND “diretor comercial”

booleana-diretor-diretor-comercial-pesquisaIN

Use aspas duplas nas palavras-chave e frases que estiver procurando. Desta maneira você procura o termo completo sem margem de erros.

Uma vez que você obtém os resultados que batem com o critério do seu público-alvo, você pode salvar clicando em Criar alerta de pesquisa à direita da pesquisa, logo abaixo dos filtros.

criar-alerta-pesquisa

Ao criar alertas você salva suas pesquisas e recebe notificações sobre novos profissionais. Deste modo você conhece novas conexões e prospects sem ter que repetir a  pesquisa. Simples assim, você tem apenas que pesquisar uma vez e o LinkedIn envia uma lista de novos prospects por e-mail – semanalmente.

semanalmente

E claro, depois de obter a lista de clientes potenciais, é hora de conectar! Dependendo do conhecimento sobre esta conexão talvez seja necessário solicitar uma apresentação a uma conexão em comum.

Solicitando Apresentação

Você pode enviar uma mensagem a uma conexão de 1° grau apresentar você, basta que exista esta conexão em comum. Esta informação é destacada na seção Destaques/Highlights no perfil da conexão de 2° grau.

Destaques-highlights

Então basta clicar em uma das conexões em comum e enviar uma mensagem.

Além disso, se o seu cliente potencial pertence a grupo comum, é possível enviar uma mensagem a ele diretamente através do grupo.

Estabelecido conexão, engaje e construa relacionamentos participando das conversas, obtenha insights e descubra onde eles podem precisar de sua ajuda com o que você oferece. Demonstre sua expertise e crie valor ANTES de oferecer e vender qualquer coisa.

Agora é sua vez

Se você não perdeu nada e seguiu o artigo acima agora você sabe como prospectar clientes potenciais no LinkedIn, refinando as pesquisas para obter uma lista de clientes potenciais e salvando para ser avisado pelo LinkedIn sobre novas conexões toda semana.

Lembre-se, em networking:

A Sua Rede Define a Sua Receita

Felipe Matheus

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