Parece até que seu último post não impactou ninguém, que sua mensagem apenas ficou ali e se perdeu no eco digital, mas não se engane, muitas delas leram, viram ou assistiram seu conteúdo mas preferiram não agir, ficaram em silêncio.

A quantas você anda postando nas redes sociais sem receber curtidas, compartilhamentos ou comentários? Ou até tem recebido porém muito além do que esperava? Mesmo você que possui centenas de seguidores e fãs. Nem um comentário ou suspiro? Bom, se você já posta nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter ou qualquer outra) e se deparou com esta situação continue lendo este artigo.

Esta é uma reflexão a partir de um estudo realizado por Dr. Michael Bernstein na Universidade de Stanford sobre como quantificar a audiência invisível nas redes sociais.

O estudo mostra que a percepção da audiência nas redes sociais não batem com a realidade. É um exemplo no Facebook, onde metade dos usuários querem alcançar largas audiências quando já estão alcançando audiências muito maiores do que pensam, a sua percepção é alterada quando não há feedback; seja uma curtida, comentário ou compartilhamento. O mesmo se repete em outras plataformas como LinkedIn, Twitter, Instagram, Pinterest e outras populares que você provavelmente já conhece e usa.

Sua audiência é 4x maior do que você imagina

“Postar em uma rede social é como se você estivesse falando com uma audiência por detrás da cortina. A audiência permanece invisível para o usuário. Embora a lista de convidados seja conhecida, o comparecimento ainda é desconhecido.”

Dr. Michael Bernstein, Stanford

E com isto temos a certeza de que nossa mensagem foi além e alcançou uma nova ou velha audiência.

Dica: se você quiser quantificar sua audiência invisível; procure analisar os contadores disponíveis em cada rede social. Em algumas plataformas elas não existem, mas você pode improvisar usando serviços de encurtadores de URL como bit.ly ou Google URL Shortener de forma que possa rastrear cliques obtidos em cada postagem ou atualização.

Vai continuar invisível?


Felipe Matheus

Pesquisa completa: https://hci.stanford.edu/publications/2013/invisibleaudience/invisibleaudience.pdf