Descubra neste podcast o método definitivo para gerar  mais negócios e vendas a partir das redes sociais, especialmente no  LinkedIn. 

Transcrição:

Olá aqui é Felipe Matheus e neste podcast eu vou falar o que é Social Selling e como usar esse método de vendas para vender mais. Social Selling é um método de vendas modernas baseado em utilizar as redes sociais para fazer negócios. Relacionamentos sempre fizeram parte de todo relacionamento humano e em vendas não é diferente. Vendas inicia sempre com uma conversa e normalmente essas conversas ao longo de todo, toda a era da humanidade. Ela aconteceu de uma maneira então você tinha antigamente para estabelecer uma conversa você tinha que ir até o cliente porta a porta. Depois veio o telefone e aí com telefone e ficou mais fácil porque você conseguia interagir com seus clientes. Estabelecer essa conversa. E aí veio a era digital que trouxe a internet. E aí você tinha os e-mails você tinha várias possibilidades de comunicação. E hoje nós estamos vivendo basicamente a era do social e das redes sociais cada vez mais o seu público o nosso cliente potencial está nas redes sociais 75 por cento dos clientes potenciais os clientes que você tem no mercado corporativo B2B principalmente estão presentes nas redes sociais. Isso significa que uma pequena parcela sim ainda não caiu dentro dessa realidade das redes sociais mas mais da metade já está online e a tendência é que isso aumente cada vez mais porque os millennials que são aqueles que nasceram ali em meados de 90 2000 eles estão cada vez mais entrando no mercado de trabalho nos próximos cinco anos. Nós vamos ver uma revolução aí acontecendo em todos os mercados onde os baby boomers aqueles usuários mais antigos que viram não só o começo da internet ou talvez não tenham visto. Eles estão saindo do mercado e aí entra esse novo perfil de usuário. Cada vez em lugares de gerência de liderança no geral e também do outro lado como no ponto de venda. Então cada vez mais nós vamos ter sentir essa mudança comportamental de cultura e as redes sociais são muito relevantes nesse sentido. Então se achar o seguem o método do futuro veio para ficar e cada vez mais será relevante. Então os métodos tradicionais em que aqueles métodos mais analógico e você tem que usar o telefone e a frio eles estão fadados a o fracasso cada vez mais. Então você tem que inventar ou unificar cada vez mais os métodos tradicionais com os modernos. Para você ter mais sucesso nos dias de hoje e Social Selling é sobre utilizar a sua marca pessoal. O que você representa e não só a sua empresa que fica de pano de fundo nessa estratégia como também o network que as pessoas que você conhece. Eu acredito que no futuro o grande ativo dos vendedores será cada vez mais o seu networking. Será cada vez mais a sua carteira ou seus relacionamentos com os clientes potenciais. Isso hoje já tem valor imagina um futuro em que cada vez mais sistemas geram redes geram contatos qualificam cada vez mais e estamos indo pra essa era onde os sistemas e automação nos ajudam. Basicamente fazer todo um trabalho que era muito mais manual então o que vai sobrar para o vendedor é basicamente o papel de relacionamento ou ajudar o meu cliente a comprar. Não é porque mais da metade do caminho da jornada que seu cliente tem hoje ele percorre sozinho muitos dos pontos de contato que ele tem com a empresa ou com o vendedor hoje é para esclarecer uma dúvida de uso pra pegar em sites ideias porque hoje o cliente consegue basicamente pesquisando no Google pesquisar o que é o produto como funciona quem são os concorrentes. Aí já tem um ponto quem não está aparecendo no Google quem não está aparecendo para onde esse cliente pesquisa já ficou pra trás né. Concorda. E aí o outro ponto é que os vendedores hoje eles têm que mais visitar o cliente para apresentar a empresa apresentar o produto. Então mais da metade da jornada da compra do cliente ele faz sozinho porque ele se acha uma vendedora. Ali numa etapa em que ele já entende muito mais da solução muito mais daquele produto o papel do vendedor é ajudar e cada vez mais apoiar o cliente com ideias em sites de uso mesmo no dia a dia. Como especialista então a tendência nós como clientes no setor corporativo e até em outros setores cada vez mais estamos recorrendo aos especialistas aqueles que realmente entendem o que sabem ali sobre a solução sobre a aplicabilidade. Para poder ter uma melhor experiência com o produto com o serviço isso ele ali por volta de 2012 na verdade não conheci como Social Selling eu tinha uma agência de marca digital e eu queria vender o que basicamente quase todo mundo tem hoje um telefone os e-mails ali e algumas ferramentas de marketing digital para você. Os clientes por vários meios pagam anúncios etc. E eu tentava de tudo. Então eu ficava no telefone ligando a todos o direito para tentar chegar em clientes potenciais. Eu conseguia até agendar várias reuniões eu ia. Só que os clientes não sabiam quem era o Felipe e o que era a empresa o que nós oferecemos. Se tinha um processo de vendas mais longo é porque esse tinha que lá apresentar saber inclusive lá no cliente se ele ia comprar ou não. Isso era curioso você tinha que entender se ele tinha uma necessidade estando lá. Então quando eu conheci isso Social Selling Foi uma manhã separada de estudos. Eu parava sempre às 18 e aí comprava muito curso de fora e aí tinha um slogan lá que era “cold is dead”. Isso aí me chamou atenção porque é pouco de coca faço eu ligo o dia inteiro aqui frio vou ligando aí e não era bem isso eu achava serem horas. Ele no curso no final era como vender usando o LinkedIn. Era um cara chamado Greg Wells na insensibilidade mas na ativa provavelmente não acho que ele falava um pouco mais de RH também de contratação no LinkedIn. Mas era curioso eu fiz o curso comecei a aplicar só que eu percebi que tinha muita coisa que não funcionava no LinkedIn várias coisas. E aí eu comecei a criar outras táticas dentro desses. Desse ponto de partida eu comecei a entender que de um jeito também no Brasil que dava para fazer. E aí eu comecei a aplicar começou a dar resultado pra agência inclusive a agência virou a FM consultoria depois porque eu comecei a ensinar meus clientes como é que você usava o LinkedIn pra prospectar para fazer negócio. Foi um sucesso. Então quando eu descobri tudo inclusive minhas anotações viraram o livro Eu vim da social. Chegando agora na quarta edição e foi muito curioso então descobri de um jeito que dava para usar as redes sociais não só o LinkedIn. No geral o Social Selling é um método que você aplica em qualquer rede social até fora do digital. Você consegue aplicar aqui no dia a dia a base de Social Selling hoje está lá. O nome veio de um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica que fala o seguinte estudo assim se você tem similaridade com seu cliente potencial ali atendem mesmo time mesmo a data de nascimento enfim. Se você tem similaridades a tendência que ele vai fechar com você a tendência é maior do que alguém que não tenha. Então quando a gente traz o cenário que tem as redes sociais que tem a tecnologia tem a ver com os astros que a gente deixa nas redes sociais. Então o Felipe hoje curte compartilha faz alguma coisa alguém pode usar essa minha preferência por pelo porque eu curto e compartilho o que eu escrevi no meu perfil pra me abordar. Então isso é um ponto que leva você para uma maior produtividade porque você começa a observar os cliques para chegar exatamente onde ele normalmente te falaria sobre uma reunião. Então você consegue entender muito mais antes de chegar no cliente. O telefone não vai morrer e o olho nu ele não vai morrer. O encontro um a um mas com certeza cada vez mais a gente tem conectado on line e do correio conhecer as pessoas e concretizar conexões. Aqui no nosso mundo real não há como fazer se fechar o set é bom se você tem um perfil no Linkedin Instagram no Facebook qualquer rede social é a preferida é o LinkedIn porque é uma rede social profissional está super aberta para você aplicar o método porque é profissional as pessoas estão ali trabalhando querendo emprego buscando oportunidades de negócio de trabalho. Então é a melhor rede para você conversar. As pessoas realmente têm um filtro o viés ali bem interessante para você prospectar para você gerar leitura você gerar oportunidades de negócio de trabalho etc. Então qual o ponto para você. A aplicação Social Selling no LinkedIn é baseada em quatro etapas que você tem uma marca pessoal você tem um perfil bem alinhado que comunique o que você faz você utilizar as ferramentas de pesquisa dos vídeos adiante nos próximos dias eu quero mostrar exatamente o que você faz isso. Tem vários métodos de você prospectar no LinkedIn. O mais clássico é você usar a pesquisa aberta e encontrar seu cliente e começar a interagir com ele a partir do próprio LinkedIn. Você também tem como praticar sua chancela em encontrar a pessoa certa na prospecção e interagir com essa pessoa que normalmente é alguém que está ali no seu círculo. Tem formas de fazer networking você tem a rede aberta até a rede mais fechada. Tem vantagens e desvantagens prós e contras que se vai poder usar a seu favor dependendo da sua estratégia porque no final o pilar é o quarto pilar aí te acham serem no LinkedIn. Você estabelecer relacionamentos relacionamentos é o grande ponto de sua série. Porque relacionamentos nos levam adiante. Relacionamentos define se você vai continuar servindo aquele cliente se ele vai continuar comprando de você. Vai te indicar se ele vai levar o seu nome para frente e isso é muito importante. E sempre foi em vendas. Você tem uma reputação construída em cima do seu trabalho então o LinkedIn lhe serve muito como plataforma para segurar tudo isso a sua reputação o seu histórico. Para você conseguir construir realmente algo que vá até de frente para a missão do LinkedIn que é tornar os profissionais mais bem sucedidos e produtivos. Então quando a gente vai para essa linha de sucessão Selling não tem como a gente não deixar de citar o LinkedIn. Mas dá para aplicar também em outras redes sociais. Legal eu vou focar muito no LinkedIn como um parceiro de treinamento aprovado como um profissional há muitos anos focado nessa rede porque ela realmente tem um viés bem interessante para você começar a aplicar agora. Então se você hoje compartilha conteúdo no LinkedIn interage com quem interage com seu conteúdo. Se você aborda clientes potenciais que conecta com clientes potenciais ou com o seu cliente da base ou com o fornecedor ou com todos que estão à sua volta em termos de trabalho no LinkedIn se você interage com eles no nível de gerar em sites de ajudar esses clientes a encontrarem soluções para os problemas e os desafios que eles têm e você mantém isso numa base regular ou seja você mantém um relacionamento com esses clientes. A partir do digital a partir do online você está praticando Social Selling você fechar o celular e talvez nem sabia. Então se você é um o célebre comenta IDAM. Ok curti esse vídeo compartilha comentando Você dá um sinal eu preciso saber se você é um social Seller hoje e se o seu time ou quem você já contratou também trabalha assim. Então se você está usando hoje as redes sociais a favor do seu negócio para fazer vendas com certeza se hoje você já faz parte do seu rol mesmo que inconsciente de uma forma não metódica você está praticando. Então serem cada vez mais independentes da plataforma. é um método que se realiza em você e que também traz de alguma forma mais de sete uma forma de você pensar que vendas não é empurrar produto vendas e realmente ajudar o seu cliente nessa área digital que ele já tem mais da metade do caminho a ser percorrido na rede de compra. Você ajuda ele a terminar esse ciclo de compra e depois que ele compra de você ele te usar como referência. Porque vai acontecer basicamente três tipos de vendas com seu chefe que é o tipo de venda que é baseada em relacionamento tipo de venda que é baseado em gatilhos. Quando por exemplo o cliente que você já vendeu troca de emprego. Você tem a tecnologia para te ajudar a mostrar o LinkedIn te avisa quando alguém troca de emprego. A tendência é que se você tem relacionamento com esse cliente. Se ele trocou de emprego e ele comprou antes de você ele pode precisar de você de novo nesse novo cargo nesse novo desafio. E aí tem um outro ponto que é a educação você pode usar o LinkedIn e outras redes sociais para educar o seu cliente para comprar. Você pode gravar um material como esse e ensinar ao seu cliente o que é para depois ele entender se vale a pena comprar ou não entende. Então nós estamos numa era da informação e digo até pós informação que parece que a informação já está ali faz tempo. é só gente consultar então você vai te ajudar bastante nesses pontos. Eu gravei um treinamento gratuito se você quiser ter acesso acesse o site Felipe Mateus ponto com.br materiais. Tem ali também o link direto para você acessar o treinamento. Basicamente vai passar pelos segredos do LinkedIn que são os maiores desafios hoje para você vender. E ao final você vai ter mais chance de fazer algumas ações que vão melhorar o seu perfil que vão ajudar você a chegar diretamente no seu cliente potencial a partir da rede. Espero que você tenha aproveitado esse conteúdo fica comigo aqui clique em curtir e seguindo e até mais.