Eu realmente não entendo como vendedores que odeiam prospectar a frio por telefone ainda continuam ligando.
Já se foram os tempos em que só existia o telefone pra você encontrar novos clientes, nos anos 90 sim os clientes atendiam ao telefone, afinal eles só conheciam novidades sobre produtos e serviços caso você ligasse. Mas tudo mudou com a internet.
Chegamos em 2019 e os clientes potenciais não precisam mais de um representante de vendas para apresentar seu produto, serviço ou empresa.
57% da jornada de compra é completada pelo cliente ANTES de receber um representante de vendas. CEB
Basta pesquisar online e pronto, ele já tem informações sobre o seu produto/serviço e sobre a sua empresa. Se ele não te encontrar, ele vai encontrar o seu concorrente, certeza!
Os clientes modernos estão focando agora na internet. Eles estão navegando no LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, blogs, webinários… Deixando um rastro de interesse de compra em todo lugar. O problema é que se você está aí parado discando e esperando falar com o Sr. Tomador de Decisão em seu dia mais feliz você não vai aproveitar isto…
90% dos tomadores de decisão não atendem a cold calls.
Então porquê levantar o telefone mais de 100 vezes ao dia se o seu cliente na maioria das vezes não atende? Talvez para comprovar que os resultados diminuíram?
Eu posso entender os motivos de você ODIAR prospectar por telefone:
- Eles não querem falar com você de primeira (principalmente os tomadores de decisão);
- Normalmente tem um “segura-linha” que não passa a ligação;
- É cansativo e chato;
- Você recebe NÃO o dia inteiro (um jogo de NÃOs até um SIM).
- E você não consegue ESCALAR, ligar simultaneamente para mais de um prospect
Eu já fui este cara, eu sei que não funciona 100% das vezes. Até que eu descobri a solução.
É bem simples: Se você tem uma conta no LinkedIn ou se você está conversando com amigos no Instagram, Facebook , Twitter, comece por isto.
As redes sociais é onde TODOS estão se conectando, interagindo e aprendendo, inclusive executivos de grandes empresas.
O mundo de vendas mudou e o modo como as pessoas se comunicam também, mas ainda existem muitos vendedores que ainda insistem em usar o telefone para incomodar.
Se você não sabe ainda o quanto é fácil encontrar e interagir com clientes potenciais no LinkedIn e outras plataformas sociais você precisa conhecer as ferramentas e estratégias certas, eu garanto que você não precisará se matar no telefone para falar com quem não quer falar com você.
Melhore as vendas. Aprenda Social Selling.
Social Selling é um método moderno de vendas que usa redes sociais para encontrar e conectar com clientes potenciais, estabelecer relacionamento e gerar novos negócios.
Porque você vai AMAR Social Selling:
- Você não precisa mais ligar a frio, você irá encontrar os clientes que querem conversar;
- Chega de “segura-linhas”, você irá falar diretamente com que toma a decisão de compra;
- Esqueça 8 horas por dia, você agora terá 24 horas para prospectar se quiser;
- Você não precisa depender dos leads do marketing, você pode gerar os seus próprios leads;
- Você poderá saber o que os clientes estão achando, antes de abordá-los.