Social Selling [Se pronuncia: Souchial – Sélin]
“Social Selling, ou venda social, é um método e habilidade baseado em utilizar as redes sociais para gerar relacionamentos e vender.”
Em outras palavras, significa alavancar a sua rede social para encontrar as pessoas certas, construir reputação e gerir relacionamentos de confiança para atingir os seus objetivos de vendas.
Todos nós estamos sempre vendendo alguma coisa.
Sempre que você está convencendo alguém a concordar com a sua maneira de pensar, isso é vender. Sempre que você está tentando convencer alguém a assumir a sua causa, você está vendendo.
A ação de vender pode envolver literalmente alguém dando dinheiro por um produto ou serviço mas também acontece quando você participa de uma entrevista de emprego, você está vendendo. Não um produto, mas você. Mas para acontecer, você tem que construir um relacionamento com quem compra. Você tem que construir confiança e respeito com ela. Se essas coisas não acontecerem, você não atinge o seu objetivo.
Social Selling é uma habilidade que todo profissional, seja ele pré-vendedor, executivo de vendas, representante de vendas, diretor, gerente ou executivo e todo e qualquer profissional envolvido na área de negócios, direta ou indiretamente, precisa conhecer para trabalhar a sua reputação e relacionamentos a fim de gerar oportunidades de negócios e carreira.
Conforme já dissemos, toda venda é social, isto é, uma relação entre humanos na sociedade, e, antes mesmo das redes sociais e até da internet existir, as pessoas já compravam de outras em diferentes meios e distintos níveis.
Social Selling também pode ser visto como um processo que utiliza as redes sociais para atrair, prospectar, qualificar, agendar reuniões e gerar negócios. Mas, antes de tudo, significa posicionar a sua marca pessoal e reputação no mercado.
O que o conceito de venda social traz é o uso do fenômeno do uso das redes sociais como novo método de orientação nas vendas, o que inclui prospectar, gerar leads, se relacionar, lançar novos produtos e penetrar em novas verticais também, levando para a frente, ao invés da marca da empresa, a sua influência individual através da sua marca pessoal.
Agora mesmo, existem clientes em todo o mundo querendo o que você tem para vender. Eles possuem uma necessidade, um prazo para comprar e, normalmente, um orçamento, mas não devem saber que você é a melhor escolha para ele agora. Se você pudesse chegar à frente deles, neste momento, você venderia. Claro que para chegar à frente deles neste momento você precisaria saber quem eles são, onde estão e como contatá-los. Normalmente essa não seria uma tarefa difícil, mas, felizmente, em um mundo socialmente conectado, isso se tornou muito mais simples.
Social Selling é o processo que vai te ajudar a desenvolver esses relacionamentos como parte do seu processo de vendas. Hoje isso acontece principalmente através de redes sociais como LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas, mas pode acontecer off-line, em grupos, eventos e encontros de networking presenciais.
Retirado do livro Social Selling: Melhore as vendas. Aprenda a se posicionar, prospectar, interagir e vender com as redes sociais.