O coronavírus (COVID-19) não é a primeira crise que a humanidade passou mas existem vários elementos que talvez o tornam o mais complexo.
Desde o anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a epidemia COVID-19 se tornou uma pandemia o mundo desacelerou.
Houve fechamento de aeroportos, veio a quarentena, surgiu o trabalho remoto etc. Isso variou de um lugar para outro, mas no geral é o mesmo: as pessoas tiveram de limitar o contato pessoal para impedir o vírus.
Imediatamente alguns impactos econômicos já foram notados:
- Congelamento ou adiamento de investimentos;
- Projetos pendentes;
- e mais tempo para receber pagamentos.
Isso também significou menos reuniões e eventos.
Na situação atual se você não se sentir à vontade de prospectar e vender online você vai criar um buraco nos seus resultados – se já não criou – porque a prospecção dos últimos 30 dias, surte efeito nos próximos 90. Essa é a lei de prospecção do Jeb Blount, o qual recomendo para leitura, seu livro Fanatical Prospecting.
O que aconteceu em um curto prazo
Depois de alguns dias, as pessoas estão tentando descobrir como usar a internet para prospectar e vender e o LinkedIn em particular.
Quem já tinha uma rede estabelecida está se sobressaindo, outros tiveram a sorte de entender rapidamente com o meu curso Vendas com LinkedIn mas para muitos ainda é um desafio.
E por isto, aqui estão perguntas essenciais que você precisa responder.
1- O seu objetivo de vendas mudou?
O primeiro passo na sua estratégia do LinkedIn é determinar o impacto da sua meta de negócios. Por exemplo, da minha parte, sei que os eventos presenciais precisam ficar congelados. Meu objetivo, portanto, passa a ser cursos, mentorias e treinamentos por videoconferência.
2- As necessidades e preocupações dos seus clientes mudaram?
Sua estratégia do LinkedIn é baseada em sua meta, mas também deve estar alinhada com as pessoas que você atende, ou seja, com seus clientes potenciais.
As chances são de que eles também tiveram um impacto e você precisa levar isso em consideração e revisar as necessidades, preocupações, medos e os possíveis novos desafios.
As suas garantias podem ser os responsáveis por adiar ou modificar as decisões de compra dos clientes…
3- O seu perfil está atualizado?
Como escrevi no artigo anterior Como fazer um perfil campeão de vendas no LinkedIn, o seu perfil campeão de vendas de um ano atrás provavelmente não é mais hoje. No entanto, o sucesso da sua estratégia do LinkedIn depende muito disso. Portanto, deve ser atualizado.
Por exemplo, o que eu fiz no meu perfil:
- Foto – mantive por ser uma foto profissional.
- Título do perfil – mencionei Treinamentos e mentoria online.
- Imagem de capa – alterei a frase para “Continue vendendo na crise”.
- Sobre – mencionei a crise na primeira linha.
- Experiência atual – citei como estou trabalhando durante o COVID-19.
4- Como ativar a sua rede?
Você já tem uma rede, mas em que estado está? Seus contatos lembram de você? Quem pode ajudá-lo? E o mais importante, quem você pode ajudar?
É importante em sua estratégia do LinkedIn questionar sua rede atual e fazer alterações quando necessário. E cá entre nós, sempre foi necessário.
5- Você deve deveria revisar as suas táticas?
A etapa final no planejamento de sua estratégia do LinkedIn: táticas. Devemos revê-las? É muito provável que sim.
Todo mundo estará procurando visibilidade em muito pouco tempo. Será necessário se destacar, agregar valor e criar conexões.
Teste coisas e avalie seus resultados.
Conclusão
Quando estas cinco primeiras etapas do planejamento da sua estratégia do LinkedIn são concluídas, tudo o que você precisa fazer é agir, testar e medir seus resultados.
Quanto ao resto, vamos nos acalmar, entrar em contato com as pessoas e ficar atento às oportunidades que surgirão.
Publicado originalmente no LinkedIn