Em termos de prospecção usar redes sociais é algo relativamente novo e a maioria dos profissionais de vendas ainda se prendem somente ao telefone.

Aqui estão 4 dicas de Social Selling para ajudar você a alcançar seus clientes potenciais no LinkedIn.

1. MELHORE O SEU PERFIL NO LINKEDIN

Social selling tem a ver com alavancar a sua marca pessoal (antes mesmo da própria marca da empresa e produto) para preencher o seu pipeline com pessoas.

Não trate o seu perfil no LinkedIn como currículo – a menos que você esteja procurando um emprego. Se você quer fazer negócios, de uma vez por todas, não escreva o quanto você é legal e bateu a última meta ou quantos prêmios recebeu no último ano. Pra gerar oportunidades de negócio você precisa focar em criar um perfil centrado no cliente.

2. USE O LINKEDIN PARA ENCONTRAR NOVOS PROSPECTS E CLIENTES

Toda venda inicia em uma conversa, e o LinkedIn habilita você a encontrar, conectar e conversar com diversos profissionais, entre eles tomadores de decisões e donos de negócios em diversos mercados e segmentos.

Onde mais você poderia ter acesso a mais de 600 milhões de profissionais gratuitamente? E tudo bem se você trabalha somente com clientes no Brasil, somos mais de 39 milhões de membros formando a rede. Imagine se você vender seu produto/serviço para 1% deste número, mesmo que você não ganhe todas, faça as contas, eu tenho certeza de que vai além de suas expectativas e metas para este ano.

O Sales Navigator do LinkedIn é uma poderosa ferramenta que ajuda a construir relacionamentos com os prospects certos. Se a sua empresa não contratar o Sales Navigator, seja o responsável por seu sucesso e contrate você mesmo.

Você não irá muito longe com a versão gratuita ou Premium do LinkedIn. Primeiro que eles moveram as principais funcionalidades de busca para o Sales Navigator e segundo que a ferramenta habilita recursos excepcionais para avançar mais rápido.

3. CURTA, COMPARTILHE E COMENTE NO CONTEÚDO DOS PROSPECTS

Quem não é visto, não é lembrado

Um dos principais pilares do SSI – Social Selling Index ou IVS – Índice de Vendas Sociais (que inclusive é o melhor medidor de habilidade e execução de Social Selling com LinkedIn) é Engajar com insights.

Ao curtir, comentar e compartilhar conteúdo relevante que seus prospects publicam e também se envolvem no LinkedIn e até outras redes sociais, você começa a ser lembrado e desenvolver engajamento. Seguindo com consistência, os prospects em sua rede passarão a lembrar de você quando eles precisarem melhorar ou resolver o problema que você resolve.

Leia mais sobre SSI: O que é o SSI do LinkedIn e para que Serve?

4. AVANCE NAS RELAÇÕES DE NEGÓCIO

Estabelecer relacionamentos sempre foram parte essencial nas relações humanas. Diferente do Facebook, LinkedIn não é uma rede social para fazer amigos. Contatos e conexões profissionais acontecem a todo momento nesta que é maior rede social profissional do mundo. Se toda venda inicia com uma conversa, aproveite as suas conexões para iniciar estas conversas. A dica que dou sempre é que você seja mais interessado e tente ser menos interessante, basta fornecer informações relevantes que ajude o seu cliente potencial sobre o que você resolve, no final você pode levar estes relacionamentos do online para o offline. Apesar de vivermos em uma era digital (ainda que prefiro o termo pós-digital de Walter Longo seja melhor) os negócios são concretizados com aperto de mãos depois de reuniões olho-no-olho.

CONCLUSÃO

Alimentar seu pipeline de vendas demanda investir tempo e dominar social selling precisa fazer parte deste investimento. Incorporando estas dicas sobre os quatro pilares em sua rotina diária você estará a um passo de se tornar um líder de vendas sociais.

É isso aí, acabaram as festas. Boas vendas!