Publicar artigos de blogs ou links externos em Grupos é como inserir uma placa apontando em uma direção —> mas por ser uma direção fora da rede (link externo) o membro do grupo é obrigado a sair dela e partir para uma nova aba ou página do navegador e acaba dificultando sua volta para curtir/compartilhar/comentar a discussão, logo seu envolvimento se torna 0, o que o torna dentro de uma audiência invisível. É por este motivo que a maioria das “discussões” abertas em grupos na rede que são abertas com um artigo de  blog ou link externo não possuem engajamento. Que é uma fonte de tráfego barata para seu site, sem dúvidas é, mas será que está gerando verdadeiro valor como discussão?

Entendendo este comportamento temos 3 pontos-chave de boas práticas a considerar sobre postagens de links externos em grupos:

1. Se o grupo permitir: Inicie discussões com artigos de blogs e links externos junto a questionamentos que encorajam resposta e gerem valor e não promoção de conteúdo.

2. Se o grupo não permitir: Não compartilhe conteúdo externo como discussão. Abra uma discussão em texto sobre o assunto mas somente após interações dos membros indique o link externo, se este realmente ajudar o grupo e apoiar a discussão através de comentários.

3. Se você possui conteúdo relevante publique na própria ferramenta de publicação (Pulse), pois além de ajudar a rastrear uma audiência invisível que se envolva ao conteúdo, você ainda trabalha sua autoridade dentro de sua própria rede. Para acessar o recurso de visualização de quem viu suas postagens clique aqui.

Lembre-se que existe uma audiência invisível que podem ser fãs de seu conteúdo mas não se comprometem em curtir, comentar ou compartilhar. Neste caso, você as alcançou mas não as envolveu, sem problemas, de artigo em artigo elas se revelam.

PS: Os melhores grupos proíbem iniciar discussões com artigos de blogs ou links externos a fim de manter o controle e qualidade.


Felipe Matheus