Tenho recebido diversas perguntas durante meu curso introdutório “A Hora do Marketing Digital” sobre a melhor maneira de desenvolver habilidades e experiências para trabalhar com marketing digital, seja em uma agência ou assumir estas tarefas na própria empresa. Perguntas como:
Alguma sugestão/conselho para transição entre uma carreira tradicional de marketing para online?
Começaram a surgir muitas vagas na área mas algumas exigem certas experiências, apesar de estudar, ainda não possuo, como conseguir experiência?
Aqui estão minhas respostas para estas questões que recebi recentemente.
Como em qualquer profissão, o desafio maior é que os empregadores procuram primeiro por experiência como um dos critérios, então como você sabe, você não irá conseguir até passar por isto. Aqui vão meus conselhos.
1. Obtenha Certificações de Marketing Digital
Ok se você já estiver fazendo isto – este é um bom passo e já garante que seu currículo se destaque entre muitos.
Certificações em Google Adwords e Facebook Expert são online e grátis e tem peso relevante no cenário de mercado hoje por representarem duas mídias de peso. Opte apenas em pagar por cursos em que a aprendizagem é acelerada e lhe traga benefícios como suporte na certificação.
2. Aproxime-se do Marketing Digital em seu trabalho atual
Todos tem potencial de expandir sua experiência digital, embora algumas dependam de sua posição. Considere:
Desenvolver ou contribuir para uma estratégia digital em sua empresa
Configurar uma campanha de e-mail marketing
Envolver-se no projeto de reformulação do site
Pague uma agência para criar campanhas ou ainda execute suas próprias campanhas de links patrocinados
Obviamente que estas atividades devem beneficiar também a empresa.
3. Seja Analítico
Conhecimento em análise é crucial em marketing digital então corra para aprender web analytics configurando o Google Analytics.
Tenha a base de performance atual e mostre melhoramentos que realizou. Faça coisas legais – análises avançadas e gráficos em Excel.
4. Inicie seu próprio blog ou Twitter sobre suas experiências de marketing digital
Sem muita certeza do impacto disto mas faça e se destaque daqueles que dizem que estão apenas no Facebook quando são perguntados como estão envolvidos com a internet.
5. Seja entusiasta e apaixonado por digital em suas entrevistas
Esta é uma que vivenciei ao entrevistar candidatos em minha agência, me lembro que os mais destacados foram candidatos apaixonados pelo trabalho ou setor.
—
Espero que estas ideias sejam úteis e que alguém que tenha obtido êxito ou tenha outras ideias comentem e compartilhem.
Felipe Matheus