Existem formas diferentes de usar o LinkedIn. A maioria dos membros são passivos, segundo dados da rede sobre o primeiro trimestre de 2015, apenas 97 milhões de usuários estiveram ativos no total de 364 milhões de usuários¹. Alguns estão tentando ser ativos mas param depois de um tempo, enquanto outros conseguem descobrir o mundo de possibilidades que a rede oferece.
Quais são os 3 Modos de Usar o LinkedIn?
1. Ativo
Aqui ocorrem muitas interações com foco principal em fazer contato com profissionais focando resultados específicos. O tempo de uso pode variar mas é o suficiente para qualificar e expandir a rede.
A longo prazo o objetivo é estabelecer posição de líder de mercado e o sucesso depende das interações e atividades na rede. De acordo com a facilidade que você escreve sobre o assunto do seu trabalho, pode ou não demorar. É um compromisso de longo prazo.
O perfil é importante porque é parte do que você quer transmitir. As pessoas que não sabem necessariamente quem você é irão até ele para conhecer.
Outro elemento é priorizar a plataforma de publicação (Pulse). Se você estiver começando do zero, você vai construir sua audiência dia após dia, artigo após artigo. A partir dos comentários você pode identificar novos contatos que podem amplificar o alcance de suas publicações.
2. Passivo
O objetivo do modo passivo é ser encontrado, contactado e qualificado. As interações são mínimas.
Basta adicionar as pessoas que você encontra pessoalmente, responder às solicitações e ler notícias.
Claro que o perfil deve ser muito bem preenchido para ser encontrado. Porque se você não estiver nos resultados de pesquisa você praticamente não existe na rede.
3. Reativo
Ser reativo é aparecer para pessoas e construir confiança e credibilidade.
Para ser reativo basta interagir de notícia a notícia. A chave é agregar valor; curtindo, compartilhando e comentando. Fazendo isto você impulsiona o alcance dos outros, e por falar nisto, você ganha simpatia e visibilidade fora de sua rede. Interações podem ocorrer em grupos e páginas de empresas.
No final nenhum é melhor que o outro, cada um usa da forma que melhor se alinha aos objetivos traçados. Mas claramente são muitos benefícios em usar de modo ativo, principalmente para Vendas e Desenvolvimento de Negócios.
E você, de qual forma usa LinkedIn?