10 dicas essenciais de Social Selling para quem quer vender mais

27 fev 2019

“Social Selling é sobre usar a sua marca pessoal e networking para alcançar as pessoas certas e construir relacionamentos de negócios.”

Felipe Matheus

E você sabia que…

Segundo a IDC, 91% dos compradores B2B estão ativos e envolvidos nas mídias sociais.

O que leva a questão: você tem aproveitado as redes sociais para gerar negócios?

Você deveria.

Continue lendo, a seguir compartilho 10 dicas rápidas e essenciais que todo profissional que quer vender deveria aplicar.

Estas dicas fazem parte do conteúdo completo que compartilho no curso Social Selling Essencial.

Vamos lá:

1. Defina Objetivos

O que você espera alcançar usando as redes sociais para gerar negócios? Você quer se conectar com 3 novos clientes potenciais todos os dias? Você planeja gerar 15 novos leads todos os meses? Agendar 5 novas reuniões?

Anote seus objetivos conforme as suas metas.

E foque nisto.

Compartilhe também com seus amigos e colegas do time.
Pesquisas mostram que compartilhar objetivos com outras pessoas ajuda você a alcançá-las.

2. Reserve tempo

Se você é uma pessoa ocupada e não travar na agenda pelo menos 20 minutos é fácil adiar o que tem que ser feito e até que você tenha atualizado o seu CRM, respondido a todos os seus e-mails, falado com os clientes que te ligam, reclamado com o marketing ou agência que precisa de mais leads… O tempo terá passado e você não garantiu novas oportunidades para explorar.

Pesquisas da psicologia do consumidor sugerem que a flexibilidade pode ser um impedimento para alcançar seus objetivos. Ser mais rígido, na verdade, torna você mais eficiente na realização de seus objetivos.

Então, diga a si mesmo: “Todos os dias, às 14h, irei conectar cinco novos contatos. Depois, compartilharei um novo conteúdo com minhas redes, etc”. Parece robótico, mas ajudará você a ser um vendedor melhor.

3. Esteja onde os seus prospects estão

Os prospects são os seus clientes potenciais, os melhores deles sem dúvidas são aqueles que precisam rápido do você vende, tem poder de decidir e pode pagar por isto.

78% dos profissionais já podem ser encontrados via redes sociais, principalmente no LinkedIn que conta com +35 milhões de usuários no Brasil.
Você só precisa pesquisar

O artigo Como Prospectar Clientes no LinkedIn sem Gastar R$1,00 pode te ajudar.

4. Complete o seu perfil

Para gerar confiança e comunicar o que você faz nas redes sociais, você precisa fornecer informações; seu nome, sua foto, seu título, sua empresa, sua experiência de trabalho são só o começo. As pessoas precisam olhar para o seu perfil e entender quem você é e como você pode ajudar.

Para te apoiar com isto no LinkedIn baixe este material gratuito: Como Construir um Perfil LinkedIn para Gerar Negócios no LinkedIn

5. Não venda de primeira

É incrível como ainda temos que falar isto em 2019 mas acredite ou não, isto ainda é comum em muitos vendedores – chatos, quando encontram alguém online copiam e colam aquele texto e tentam vender.

Essencialmente, o que eles estão fazendo é o equivalente a uma cold call nas redes sociais.

Quando você envia um pedido de conexão a frio (e, para começar, você tenta vender para ele imediatamente), é menos provável que ela o veja positivamente. Apenas 4% dos compradores B2B têm uma impressão favorável de solicitações de conexão a frio no LinkedIn e todo o restante são neutros, normalmente são aquelas conexões que não geram valor ou não se transformam em clientes.

Pense nisso de outra maneira. Você encontraria com alguém em um evento e começaria a falar sobre seu produto ou serviço imediatamente sem qualquer introdução? Provavelmente não. As mesmas regras se aplicam aqui honey.

5. Compartilhe conteúdo

Existe uma maneira fácil de evitar ser visto como o vendedor chato. Sabe como?

Compartilhando conteúdo.

Vídeos relevantes, posts em blogs, artigos, etc. Se você consome conteúdo você provavelmente já sabia disso

92% dos clientes se envolvem mais se o profissional é visto como uma referência.

6. Torne-se o melhor em seu segmento

Para compartilhar o melhor conteúdo, você precisa entender o seu segmento.

No começo, pode parecer uma tarefa difícil. Você pode se perguntar, como você se tornará um especialista em um curto período de tempo mas não tem atalho.

Vai levar algum tempo e esforço. Então comece agora. Siga as maiores referências do seu segmento, consuma todo conteúdo que encontrar e você se tornará melhor que muitos do mercado.

Reserve uma parte do seu tempo todos os dias e use esse tempo para desenvolver seus conhecimentos.

89% dos compradores se afastam de um negócio se o vendedor não tiver informações ou conhecimento sobre seus negócios.

Conhecimento é poder. E no mundo de hoje, você precisa dominar sua área para se destacar.

7. Busque indicação em sua rede

De acordo com o estudo da Edelman Trust Barometer, 84% dos tomadores de decisões B2B começam sua compra de uma indicação. Em outras palavras, descubra e peça indicações em sua rede.

Não sabe como? Eu te mostro em 3 passos:

  1. Encontre e acesse o perfil de alguém que você conheça dentro da sua rede.
  2. Clique no número de conexões dela e encontre alguém que você se interesse.
  3. Pergunte a esta conexão por uma indicação.

Nem todas as conexões abrem a rede para pesquisa, por isto existem dezenas de outros caminhos, se quiser aprender na prática registre-se para o treinamento online: Social Selling Essencial.

8. Pesquise sobre os seus prospects

Muitas vezes as informações nas páginas das empresas no LinkedIn não são suficientes. Aproveite o tempo de prospecção para fazer uma pesquisa também no Google e no próprio site do cliente.

Tente encontrar insights que você pode trazer para iniciar e desenvolver conversas com os seus clientes potenciais.

Por quê? De acordo com a pesquisa da Forrester, a personalização aumenta muito a retenção e a fidelidade do cliente. Levar alguns minutos extras hoje pode afetar seus negócios a longo prazo.

9. Não tenha pressa de aceitar todos os seus convites de conexão ou seguir de voltar quem te segue

65% dos compradores B2B dizem que sua rede é fundamental para a verificação de referências.

Imagine esta situação…

Você está tentando fazer negócio com alguém. Ele entra no seu perfil e percebe que você compartilha uma conexão em comum. Então ela entra em contato com este conhecido e pergunta sobre você.

Aí esta pessoa diz: “Na verdade, não me lembro por que estamos conectados”.

Como isso vai soar pra você?

Eu tenho repetido cada vez mais: concentre-se na qualidade de suas conexões. Não é o tamanho da sua rede que vai definir o seu sucesso.

10. Aprenda Social Selling

Considere habilitar e aperfeiçoar as suas habilidades de social selling ainda este ano e:

Gere 45% mais oportunidades
Tenha 51% maior probabilidade de bater suas metas
Torne-se 80% mais produtivo

Conclusão

Se você achou estas dicas úteis pra você compartilhe com com a sua rede.

Obrigado!

Prospecte menos. Agende mais reuniões. Feche mais negócios.


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