No artigo e vídeo anterior eu falei sobre os 3 maiores problemas atuais em vendas e como Social Selling, um método moderno de vendas que usa as redes sociais pode te ajudar a resolvê-los.

Agora eu vou compartilhar contigo as únicas 3 táticas de vendas que Social Selling pode gerar através deste método, vamos a eles:

1. Relacionamento

Este tipo de venda acontece principalmente através das pessoas que você conecta.

Relacionamento tem tudo a ver com social selling porque o maior princípio do método é construí-los e cultivá-los em um nível suficiente para fazer, manter e escalar cada vez mais negócios.

Como você consegue gerenciar todas as pessoas, clientes potenciais e contatos profissionais que você conhece hoje?

Quando você sabe qual entre aqueles seus +500 contatos trocou de emprego? Ou comemorou aniversário? Ou ainda entrou em um novo projeto que pode ser interessante pra você?

É um desafio que a tecnologia passa a te apoiar em vendas, falo principalmente do papel do CRM e das redes sociais, principalmente o LinkedIn, por ser a única e maior rede social profissional preparada para reunir os seus contatos em um contexto de trabalho.

O LinkedIn possui a sessão Notificações que te avisa sempre que acontece as mudanças de cargos e comemorações de suas conexões de 1º nível.

Você sabia que um profissional em seus primeiros 90 dias em um novo cargo tende a trazer pessoas, processos e tecnologia que ele acreditava ter sucesso na empresa anterior? Pois é, isto só pode significar uma coisa pra quem vende: OPORTUNIDADE PRA VOCÊ VENDER NOVAMENTE PARA A MESMA PESSOA.

Use isto a seu favor.

2. Educação

Este tipo de venda tem sido cada vez mais relevante, dado que a figura do vendedor de sucesso hoje tem sido substituída por um papel de especialista, justamente aquele profissional que aconselha e gera insights de aplicação do produto/solução e não somente aquele que só quer pegar pedido.

Já que mais de 70% da jornada de compra do cliente pode ser percorrida sem a sua ajuda, esteja presente em todas as etapas possíveis, por isto, mantenha a consistência e posicione-se como o melhor da sua área.

Este tipo de venda tem a ver diretamente em compartilhar conteúdo próprio ou de terceiros (representantes do seu mercado ou indústria), seja via feed ou diretamente.

Existem vantagens e desvantagens entre compartilhar um conteúdo próprio (como este aqui) ou passar o conteúdo de terceiros adiante mas de qualquer forma o mesmo objetivo é atingido; o de preparar as pessoas certas que já estão em sua rede para saber mais sobre o seu produto/serviço antes de comprar.

3. Referência

Este tipo de venda tem a ver diretamente com as indicações e também como as pessoas se referem a você, o que reflete exatamente em ser mais encontrado do que sempre ter de procurar por mais clientes.

Ser percebido como alguém que compartilha e entende de um assunto especifico no mercado só tem suas vantagens, e no LinkedIn isto reflete em ser encontrado ao invés de sempre ter de prospectar por clientes potenciais.

No final, este é o grande trunfo de aplicar uma estratégia de social selling; estabelecer a sua marca pessoal para alcançar referência como uma autoridade no seu segmento para prospectar menos e fechar mais negócios.

Conclusão

Estes foram os 3 tipos de vendas que social selling, um método moderno de vendas pode gerar pra você.

Cuidado, qualquer outro tipo de venda que não envolver nenhuma das táticas citadas acima apoiado ou não por tecnologia pode até funcionar mas terá outro nome, menos social selling.

Espero poder apresentar muito mais na prática, por isto, e principalmente se você é novo por aqui continue seguindo dicas e conteúdos:

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Até mais!

Publicado originalmente no LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/%C3%BAnicas-3-estrat%C3%A9gias-de-vendas-que-trazem-mais-clientes-matheus