O que é Social Selling ou Venda Social?

06 jan 2016

Social Media é Mídia Social. Social Network é Rede Social. Social Sales são vendas sociais. Social selling é Venda Social.

Relacionamentos sempre foram componentes importantes nas vendas. Venda Social habilita você a continuar estes relacionamentos na era das redes sociais na internet.

Social Selling é um método moderno de usar redes sociais para encontrar, conectar com clientes, construir relacionamentos e gerar novos negócios.

Social Selling é a mais nova habilidade que um profissional de vendas precisa dominar já que pode ser aprendida e treinada.

Social Selling também é um processo, ou a melhoria dos processos de vendas tradicionais, por usar as redes sociais para prospectar, qualificar e seguir clientes ao longo de todo funil de vendas.

Muitos profissionais de vendas ainda fazem ligações frias (cold calls) como principal método de prospecção de novos clientes, mas este jogo de números é 97% das vezes ineficaz, e para provar este estudo você só precisar pegar o telefone e ligar para qualquer lista de contatos em que você não tenha tido contato antes – você verá este número. Realmente é muito esforço para pouco resultado e você já sabe sobre isto.

Com o advento das redes sociais ficou ainda mais fácil conectar e alcançar decisores e influenciadores de compra, e eles, assim como você já estão nas plataformas sociais deixando rastros de informações e interagindo, ainda mais no LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, que já conta com mais de 27 milhões de usuários no Brasil, sendo o terceiro maior país de presença mundial e o preferido para estabelecer contatos de negócios.

A Social Selling (Venda Social) como um método tem 4 etapas: Estabelecer a sua Marca Pessoal, Encontrar Pessoas, Engajar com insights e Construir Relacionamentos. Estes são os pilares universais, conheça mais sobre cada um a seguir:

Marca Pessoal

Social Selling não é apenas usar redes sociais como LinkedIn, Twitter ou Facebook para conseguir clientes. É antes de tudo uma forma de você estabelecer a sua marca pessoal, a sua Personal Brand:

  • O que as  pessoas dizem sobre você?
  • O que faz pessoas se referirem a você?
  • O que você faz diferente?

Esta é a sua marca pessoal.

Existem milhares de profissionais, cada um em sua área de atuação, mas somente alguns tem seu nome destacado, somente alguns são lembrados. E faz diferença nos negócios quando você é percebido como um líder de mercado, uma fonte de informações e recursos sobre determinado segmento. O sinal de uma marca pessoal forte é quando você é procurado como fonte confiável para solucionar dúvidas e problemas sobre seu produto/serviço.

Encontrar Pessoas

Prospects ou leads, chame ou defina como quiser em seu funil, em um mundo real elas são pessoas, e nas redes sociais elas estão conectando e conversando a todo momento, é onde você precisa entrar e fazer parte da conversa para ajudá-las a alcançarem seus objetivos e resolver seus problemas com o que você oferece. Nesta etapa é o onde o networking que faz a diferença. Minha definição de networking é: uma ação de criar uma rede de contatos colaborativa e que te ajude em um futuro próximo. O LinkedIn permite até 3 níveis de contato como nenhuma outra rede social oferece, aproveite esta dinâmica.

Engajar com conhecimento

Engajar é a medida mais usada nas redes sociais para confirmar o envolvimento do público-alvo com o seu conteúdo, se engana aquele que acredita que este é o fim do processo, pois é apenas o começo. Engajar com insights sem ser vendedor é dar ideias de como uma empresa ou pessoa pode melhorar resultados e performance através de seu produto ou serviço, sem vendê-lo (por enquanto). Todos os níveis de profissionais em uma empresa buscam melhorias, corrigir e isolar problemas, aumentar a produtividade, otimizar custos etc…  É por isto que compartilhar conteúdo faz a diferença em uma rede de contatos certa; sua mensagem alcança a audiência correta.

Construir Relacionamentos

Este sim é o principal motivo deste método e a habilidade de negócios mais importante: a capacidade de construir relacionamentos.  Ao construir relacionamentos você dá mais um passo e evolui em suas relações de negócios. Nós somos seres sociais, nós crescemos e aprendemos a nos conectar uns aos outros em diferentes contextos: familiar, acadêmico e profissional. Se online ou pessoalmente, as pessoas em sua rede são as que influenciam suas atitudes, crenças, experiências, e as oportunidades que irão moldar o seu futuro. Crie e cultive relacionamentos e cresça junto com a sua rede.

As vantagens de iniciar as vendas sociais:

  • Se você preferir, não precisa fazer mais ligações frias (cold calling);
  • Não terá de enviar e-mails que não seja diretamente para o tomador de decisão ou influenciador;
  • Passa a ter 24 horas para prospectar mesmo estando fora do escritório;
  • Passa a ser reconhecido como líder e novos clientes passam a te procurar;
  • Você se torna reconhecido pelo cliente no hall do prédio antes da reunião pois seu nome chega antes.

Escolha o LinkedIn para criar a sua rede profissional e prioritariamente alcançar clientes B2B, o Facebook para B2C e encontrar ambos segmentos no Twitter.

Com Social Selling você tem:

45% mais oportunidades
51% maior probabilidade de atingir suas metas
Se torna 80% mais produtivo

Fonte: LinkedIn Soluções de Vendas

E minha mais nova definição de Social Selling:

“É um método moderno de usar redes sociais para encontrar, conectar com clientes, construir relacionamentos e gerar novos negócios.”

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Como Construir um Perfil LinkedIn para Gerar Negócios


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