O Que é Networking e Como fazer usando LinkedIn

20 Jan 2016

Leia este artigo em 5 minutes estimados

O Que é Networking e Como fazer usando LinkedIn

“Networking é uma ação de criar uma rede de contatos colaborativa e que te ajude em um futuro próximo.”

Antigamente (e nem tão longe assim) as pessoas se reuniam quase que exclusivamente em eventos, e continuavam seus relacionamentos através de telefone, fax, e-mail, etc. Com a chegada das redes sociais a esta lista foi possível não somente continuar mas também iniciar novos relacionamentos online. Esta é uma tendência relativamente nova. Falamos de nos conectar virtualmente para depois pessoalmente, continuando a mesma conversa.

Antes de ser usado também como ferramenta de vendas, o LinkedIn é uma plataforma de networking que ajuda a iniciar e manter relacionamentos, e a consequência de construir relacionamento pode ser uma venda, um novo emprego, uma nova contratação, um novo fornecedor ou parceiro.

Porque Networking é Importante em Vendas?

  • Manter relacionamento com clientes atuais;
  • Encontrar e obter indicações de novos prospects;
  • Receber indicações de outros departamentos;
  • Gerar Boca a boca sobre você;
  • Atingir influenciadores que indiquem você a novos clientes potenciais.

networking

Como fazer Networking Usando LinkedIn

Depois de estabelecer a sua marca pessoal através de um perfil campeão  e aumentar a sua rede de 1° nível:

Defina seu objetivo

Conhece aquela frase “se não sabe onde quer chegar qualquer lugar serve”? Então, ela não se encaixa em networking profissional porque o seu propósito precisa ser claro. O que você deseja alcançar? Onde você quer chegar? E quem pode ajudar você neste objetivo? São as perguntas iniciais antes de iniciar o processo.

Foque o 2° Nível de Conexões.

O LinkedIn possibilita trabalhar em até 3 níveis de conexões. Normalmente quando você conecta, na realidade você está conectando a sua rede a outra, e isto é muito poderoso, é um encontro muito valioso. O 2° nível de conexões são aquelas pessoas que seu 1° nível (aquelas que você está conectado diretamente) geralmente conhecem e tem um grau de relacionamento próximo a elas e pode facilmente te apresentar ou indicar, o que te aproxima de seus objetivo na rede.

Participe de Grupos Relevantes

Encontre e participe de grupos em que realmente discussões de valor são geradas. Evite grupos em que as discussões iniciem com artigos pois estes são grupos em que a atividade dos membros são baixas ou zero e as discussões e artigos geralmente são links externos, que levam para fora da rede, mesmo sendo artigos relevantes tem sempre um teor de auto promoção. Nós sabemos pesquisar e encontrar artigos, e sem contar o Google, conteúdo relevante sempre aparece destacado em uma real discussão ou em uma atualização na rede.

Use a Pesquisa Avançada

Você pode usar o recurso de Pesquisa Avançada da própria rede (a mesma ferramenta usada para Prospectar Clientes Usando LinkedIn) para mapear seus prospects. Utilize o link Semelhantes para conhecer novas conexões possíveis  que possam agregar seu networking.

semelhante

Mude sua mente, pense Networking

Entenda que networking é um investimento. Você precisa de tempo para fazê-lo.

O retorno não é imediato, ele vem de sua rede mas nem sempre das pessoas que você ajuda.

Não construa uma rede em que você não possa ajudar. Seja através de seu conhecimento, experiência, serviço ou tempo.

Seu sucesso em fazer Networking depende de sua abordagem e como você é percebido. Projete uma imagem adequada, ela é a soma de seu comportamento, ações e interações.

Quero convidar você para o evento do grupo Networking Conference em São Paulo no dia 4 de Junho de 2016. Se você está pronto para 540 minutos de networking, assistir palestrantes renomados, obter conteúdo exclusivo, interagir com especialistas em LinkedIn e explorar oportunidades de negócio Clique aqui e saiba mais.

RECEBA AGORA O MATERIAL GRATUITO:

[Ebook] Como Construir um Perfil LinkedIn para Gerar Negócios


RECEBA AGORA O MATERIAL GRATUITO:

[Ebook] Como Construir um Perfil LinkedIn para Gerar Negócios

Pin It on Pinterest