O modelo de publicidade online atual pode estar ameaçado

Já se passaram 6 meses desde quando instalei o plugin Adblock Plus nos navegadores Firefox e Chrome e a impressão que tenho é que estou navegando melhor em uma web em que eu não tenha que ser vendido por anúncios. Mas até onde isto impacta o marketing online?

Primeiro, o que é Adblock Plus?

Adblock Plus é uma extensão de navegador que habilita o bloqueio de requisições HTTP de acordo com a URL fonte (Adblock Plus segundo Wikipedia). Logo, se torna um bloqueador dos principais anunciantes e publishers do mercado e impede que você veja anúncios patrocinados. Basta instalar e dentro 2 minutos você passa a navegar sem ver os anúncios. É também a mais recente novidade que a Apple está inserindo na nova versão do iOS.

Lei Cidade Limpa e a Publicidade Online

Você lembra da Lei que regulamentou as propagandas na cidade de São Paulo? A chamada Lei Cidade Limpa está em vigor desde janeiro de 2007 e proíbe a propaganda em outdoors, inclusive regulamenta o tamanho de letreiros e placas de estabelecimentos comerciais. Esta proibição fez com que empresas de comunicação visual repensassem seu modelo de negócio, migrassem para o interior da cidade onde a lei não teve vigor, fora as que tiveram que fechar as portas.

O futuro do modelo de publicidade online atual pode estar comprometido também, pois, ao passo em que a ferramenta vem se tornando popular, as taxas de conversões e efetividade de anúncios tendem a diminuir, causando impacto direto nos resultados de anunciantes em diversas plataformas, como nos gigantes Facebook e Google (na Rede Display).

O bloqueio de anúncios cria um novo paradigma e também novas oportunidades para que as ofertas estejam novamente a frente dos consumidores. Isto faz com que os profissionais tenham que refletir mais em suas estratégias de conteúdo e mídia, principalmente os players de mídia programática que exibem seus anúncios em redes de parceiros.

Segundo posicionamento da Adblock Plus o intuito da aplicação não é julgar se a publicidade é boa ou ruim, mas dar ao usuário a ferramenta para decidir por  si próprio qual tipo e nível de publicidade quer aceitar.

E você? O que acha? Bloquear ou não bloquear?


Felipe Matheus