aumentarMesmo Com tantas redes sociais, a maior parte da comunicação nos negócios ainda é feita via e-mail. Da apresentação ao envio de proposta, a chance de ocorrer por meio deste canal é grande.

Alguns macetes de e-mail realmente levam algum tempo para aprender e aqui estão seis dicas que você pode usar para melhorar a taxa de abertura e aumentar as chances de obter resposta.

1- Primeiro o que importa – Escreva o que quer claramente no primeiro parágrafo, não deixe para o final.

2- Indique o próximo passo – Finalize o e-mail indicando o próximo passo a ser tomado. Se deve lhe contatar por e-mail, telefone ou clicar em algum lugar. Seja direto.

3- Escreva um assunto chamativo – Passe um tempo até tornar a linha de Assunto interessante, curta e longe de caixa de SPAM usando palavras como “grátis”.

4- Veja para quem está enviando – Parece óbvio mas com os recursos de autocompletar hoje em dia, o que garante que irá enviar para o destinatário correto? O engano sempre acontece quando clicamos em “responder” ou “responder para todos”.

5- Finalize seu e-mail com uma pergunta – Psicologicamente, isto leva uma resposta. Quanto mais fácil for para responder melhor será o retorno.

6- Revise o corpo do e-mail – No mundo dos negócios, isto pode lhe custar a chance de causar uma boa impressão. Use um corretor de texto e valide os links.

Estas não são dicas inovadoras e não se aplicam somente a e-mails. A medida que o mundo se torna mais conectado parece que temos cada vez menos tempo para sermos incomodados com mensagens de e-mails longos e chatos. O modo mais fácil de resolver isto é começar em nossas próprias mensagens.

Felipe Matheus