4 Dicas de Social Selling para AUMENTAR seu Pipeline!

11 jan 2017

Corte esse papo de que o ano só inicia depois do Carnaval

É janeiro, energias restabelecidas e ótimas expectativas de negócios para 2017.

Janeiro é o primeiro mês do ano no calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente, o futuro.

Então bora olhar pra trás mas seguir em frente? É hora de continuar as atividades, saudar a turma, abrir o CRM, continuar o follow-up das propostas e negociações que ficaram em andamento em 2016 e finalmente explorar novas oportunidades de negócio.

Corte esse papo de que “o ano só inicia depois do Carnaval”, existem quase 20 milhões de empresas ativas no Brasil. Nem todas as empresas estão de “férias”. É hora de prospectar para alimentar o funil de vendas.

Em termos de prospecção usar redes sociais é algo relativamente novo e a maioria dos profissionais de vendas ainda se prendem somente ao telefone. Aqui estão 4 dicas de Social Selling para ajudar você a alcançar seus clientes potenciais no LinkedIn.

1. MELHORE O SEU PERFIL NO LINKEDIN

Social selling tem a ver com alavancar a sua marca pessoal (antes mesmo da própria marca da empresa e produto) para preencher o seu pipeline com pessoas.

Não trate o seu perfil no LinkedIn como currículo – a menos que você esteja procurando um emprego. Se você quer fazer negócios, de uma vez por todas, não escreva o quanto você é legal e bateu a última meta ou quantos prêmios recebeu no último ano. Pra gerar oportunidades de negócio você precisa focar em criar um perfil centrado no cliente.

Aqui um material útil pra ajudar você a construir o seu perfil:

[eBook] O Perfil LinkedIn Perfeito para Social Selling

2. USE O LINKEDIN PARA ENCONTRAR NOVOS PROSPECTS E CLIENTES

Toda venda inicia em uma conversa, e o LinkedIn habilita você a encontrar, conectar e conversar com diversos profissionais, entre eles tomadores de decisões e donos de negócios em diversos mercados e segmentos.

Onde mais você poderia ter acesso a mais de 485 milhões de profissionais gratuitamente? E tudo bem se você trabalha somente com clientes no Brasil, somos mais de 27 milhões de membros formando a rede. Imagine se você vender seu produto/serviço para 1% deste número, mesmo que você não ganhe todas, faça as contas, eu tenho certeza de que vai além de suas expectativas e metas para este ano.

O Sales Navigator do LinkedIn é uma poderosa ferramenta que ajuda a construir relacionamentos com os prospects certos. Se a sua empresa não contratar o Sales Navigator, seja o responsável por seu sucesso e contrate você mesmo.

Você não irá muito longe com a versão gratuita ou Premium do LinkedIn. Primeiro que eles moveram as principais funcionalidades de busca para o Sales Navigator e segundo que a ferramenta habilita recursos excepcionais para avançar mais rápido.

Leia mais em: As Maiores Novidades do LinkedIn Que Vão Mudar o Jogo em Vendas em 2017

3. CURTA, COMPARTILHE E COMENTE NO CONTEÚDO DOS PROSPECTS

Quem não é visto, não é lembrado

Um dos principais pilares do SSI – Social Selling Index ou IVS – Índice de Vendas Sociais (que inclusive é o melhor medidor de habilidade e execução de Social Selling com LinkedIn) é Engajar com insights.

Ao curtir, comentar e compartilhar conteúdo relevante que seus prospects publicam e também se envolvem no LinkedIn e até outras redes sociais, você começa a ser lembrado e desenvolver engajamento. Seguindo com consistência, os prospects em sua rede passarão a lembrar de você quando eles precisarem melhorar ou resolver o problema que você resolve.

Leia mais sobre SSI: O que é o SSI do LinkedIn e para que Serve?

4. AVANCE NAS RELAÇÕES DE NEGÓCIO

Estabelecer relacionamentos sempre foram parte essencial nas relações humanas. Diferente do Facebook, LinkedIn não é uma rede social para fazer amigos. Contatos e conexões profissionais acontecem a todo momento nesta que é maior rede social profissional do mundo. Se toda venda inicia com uma conversa, aproveite as suas conexões para iniciar estas conversas. A dica que dou sempre é que você seja mais interessado e tente ser menos interessante, basta fornecer informações relevantes que ajude o seu cliente potencial sobre o que você resolve, no final você pode levar estes relacionamentos do online para o offline. Apesar de vivermos em uma era digital (ainda que prefiro o termo pós-digital de Walter Longo seja melhor) os negócios são concretizados com aperto de mãos depois de reuniões olho-no-olho.

CONCLUSÃO

Alimentar seu pipeline de vendas demanda investir tempo e dominar social selling precisa fazer parte deste investimento. Incorporando estas dicas sobre os quatro pilares em sua rotina diária você estará a um passo de se tornar um líder de vendas sociais.

É isso aí, acabaram as festas. Boas vendas!

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Como Construir um Perfil LinkedIn para Gerar Negócios


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