Eu resolvi isolar as minhas métricas no período de 5 meses para demonstrar meus esforços e documentar estratégias de Social Selling com LinkedIn pagando por uma assinatura LinkedIn Premium Business e um pouco por LinkedIn Ads.

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Histórico de Compra LinkedIn

Desconsidere a contratação da solução de vendas Sales Navigator em 14 de Julho. Pedi para cancelarem no mesmo dia pois percebi que estragaria toda experiência contratando uma ferramenta mais robusta. Então o total gasto foi de R$352,56. O resultado foi 942 leads, todavia só considero as oportunidades, aquelas que avançaram no funil e geraram propostas e negociações.

Minhas métricas de ROI

Número de Oportunidades criadas = 32
Valor Total das Oportunidades no funil = R$112.000,00
Custo por Oportunidade = R$323,80 (Premium) + R$28,76 (Ads) / 32 leads = R$11,02
ROI por Oportunidade = R$112.000,00 / R$352,56 = R$317,68 : R$1,00

Vamos focar nestas duas últimas métricas para que você possa pensar e até comparar com os seus números.

Custo por Oportunidade de R$11,02

Esta métrica significa que gastei menos que um sanduíche vegetariano na Subway para gerar uma proposta de negócio que vale cerca de 317 vezes mais.

ROI por Oportunidade

A proporção R$317,68 : R$1,00 mostra que a cada 1 real pago eu tive R$317,68 em retorno como oportunidade de negócio. Esta é a melhor aposta que eu poderia fazer, significa que eu coloco uma moeda de R$1,00 e ganho a chance de fazer R$317,68. É um bom negócio? 😉

Minhas métricas de ROI sobre o Tempo

É vital entendermos o tempo despendido para comprovar que através apenas de uma rotina diária é possível prospectar, interagir com novos clientes e gerar oportunidades de negócios através do LinkedIn.

Foram 5 meses onde eu passei cerca de 1 hora por dia (menos finais de semana) me dedicando em uma rotina baseada na metodologia Social Selling no LinkedIn.

Total de horas no LinkedIn = 1h/dia x 22 semanas = 550 horas= 110h/mês
Oportunidades criadas por hora = 32 oportunidades / 110h/mês = 0,29 por hora = 1.5 oportunidades por semana
Potencial de Receita por hora =R$112.000,00 / 110h/mês = R$1.018,18/hora

Muitas oportunidades geradas neste período foram fechadas, algumas declinadas e outras geraram agendas futuras. Eu não me importo se eu não fechar todos os contratos pois eu sei que no semestre seguinte eu continuo a mesma estratégia para gerar novos negócios e preencher o pipeline.

Se eu que não sou ninguém conseguiu, você também consegue. 😉